A comunidade acadêmica e jornalística paraibana está de luto pela perda do professor Luiz Custódio da Silva. O docente, reconhecido por sua vasta experiência e contribuições para a área da comunicação, faleceu na manhã desta quinta-feira (6), aos 74 anos.
Professor Luiz Custódio dedicou mais de 45 anos à docência, formando diversas gerações de jornalistas e pesquisadores. Ele construiu uma sólida carreira acadêmica, atuando como professor nas Universidades Federal e Estadual da Paraíba.
Era mestre em Administração Rural e Comunicação Rural e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Seus trabalhos se concentravam em temas como teoria da comunicação, comunicação comunitária, cotidiano e informação, e imprensa regional.
Além da academia, Custódio também teve uma trajetória de sucesso no jornalismo, atuando em diversos veículos de comunicação, como o Diário de Pernambuco e o Jornal da Paraíba. Sua experiência prática, aliada à sua formação acadêmica, contribuiu para a formação de diversos profissionais da área.
Reconhecimento e legado
O professor Luiz Custódio era muito querido por seus alunos e colegas de trabalho. Sua dedicação à docência e sua paixão pela comunicação deixaram um legado importante para a Paraíba. Diversos ex-alunos prestaram homenagens ao professor nas redes sociais, destacando sua importância para a formação profissional e pessoal.
UFPB e UEPB emitem nota de pesar
A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntamente ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Curso de Jornalismo da UEPB, professores(as), técnicos(as) administrativos(as) e estudantes lamentam com profundo pesar o falecimento do professor Luiz Custódio da Silva, ocorrido nesta quinta-feira (6), em Campina Grande. O velório está ocorrendo no Parque da Paz, localizado à Avenida Assis Chateaubriand, 546, Campina Grande, onde haverá o enterro às 16h.
Docente do curso de Jornalismo da UEPB desde 1976, período em que a Instituição ainda era denominada de Universidade Regional do Nordeste (URNE), Luiz Custódio já atuou como jornalista em veículos importantes como Diário de Pernambuco, Rádio Olinda e Jornal da Paraíba, também foi docente na Universidade Federal da Paraíba. Doutor e Mestre em Comunicação, era considerada uma referência nos estudos de folkcomunicação e cultura popular.
Luiz Custódio é lembrado com carinho pelos docentes e colegas que conviveram com ele. Em 2023 foi homenageado como paraninfo das turmas concluintes do Câmpus I, em Campina Grande. Na solenidade, marcada por muita emoção, o docente mencionou o papel formador e transformador da Universidade.
Enlutada, a Instituição presta solidariedade aos familiares e amigos por tão dolorosa perda e decreta luto de três dias na Universidade.