Morre ex-deputado federal Tilden Santiago por complicações da Covid-19

Tilden foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

O ex-deputado federal Tilden Santiago (PT) morreu nessa quarta-feira (2), aos 81 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores.

Tilden foi fundador do Jornal dos Bairros, em Belo Horizonte, na década de 1970. Também foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG).

O político também foi fundador do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Exerceu, por três mandatos, o cargo de deputado federal por Minas Gerais. Também foi embaixador do governo brasileiro em Cuba, entre 2002 e 2006.

Nascido em Nova Era, na Região Central de Minas Gerais, Tilden Santiago foi padre-operário, administrador, filósofo, professor, jornalista, deputado federal e militante da causa ambiental.

O Partido dos Trabalhadores lamentou a morte do ex-deputado federal.

Pelas redes sociais, a família também lamentou a perda de Tilden e informou que a morte foi causada por uma infecção generalizada, que foi agravada pela Covid-19. Não haverá velório.

“A maior herança deixada por ele para nós foi a cultural e sentimental. Ele sempre pediu para partir em paz, e assim foi. De padre a embaixador, mas a melhor função exercida por ele na terra foi a de pai. Você deixou muitas pessoas que te amam”, diz a família.

O SJPMG disse, em nota, que agradece Tilden pela defesa dos jornalistas, do jornalismo e da liberdade de expressão.

“Assumiu o sindicato em um momento delicado da história brasileira, ainda durante a ditadura. O sindicato lamenta sua passagem e deseja conforto aos amigos e familiares”.

Do g1