Morre cineasta Ely Marques, aos 40 anos, em decorrência da Covid-19

O cineasta paraibano Ely Marques faleceu neste sábado (03) por complicações da Covid-19, aos 40 anos de idade. Ele estava internado no Memorial São Francisco há mais de uma semana e tinha comorbidades.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Computação Comunicação e Artes da UFPB formou-se no Bacharelado de Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande em 2004.

Ele também foi filiado ao PSOL, ocupando cargo no Diretório Estadual.

Ely Marques Ferreira desde a infância sempre foi fascinado pelo cinema. Seu primeiro contato com sétima arte foi com o “Cine Municipal” assistindo a filmes dos trapalhões. Com uma filmadora VHS, já fazia seus próprios filmes com a ajuda dos seus irmãos e amigos. Eram infantis, reproduções dos filmes de ficção, luta e aventura que assistiam nos cinemas.

Tinha como referência, durante a infância e adolescência, o cinema hollywoodiano e pouco ou quase nada conhecia do resto do cinema mundial. Ao entrar na universidade, tem acesso então a uma cinematografia mais diversificada, com destaque ao cinema nacional. Dessa forma, pode ampliar seu repertório de referências audiovisuais.

Durante a graduação, Ely Marques conseguiu emprego como web designer em uma pequena produtora de animação, onde permaneceu por pouco menos de um ano, pois logo conseguiu uma bolsa no laboratório da universidade onde produzia conteúdo audiovisual e começou a fazer trabalhos como freelancer.

Após sua graduação, trabalhou como subcoordenador de laboratório do Polo Multimídia da UFPB, onde entre vários projetos na área audiovisual, dirigiu juntamente com Shirley Martins o programa Conexão Ciência da TVUFPB entre 2004 e 2005. A partir de então, Ely se especializou no processo de pós-produção atuando assim em diversos filmes, documentários, longas e curtas-metragens, tendo se destacado principalmente montagem e finalização de filmes.

Em 2006 co-dirigiu o documentário “Um Fazedor de Filmes”, que teve projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado da Paraíba. O filme foi bastante premiado    em Mostras e Festivais como a 34ª Jornada do Cinema Brasileiro na Bahia, entre outros no RJ, RS, GO e o curta “Plano do Cachorro”, ambos dirigidos em conjunto com Arthur Lins.

Entre 2005 e 2007 morou em Recife PE e trabalhou em uma pequena produtora. Em 2008, voltou para João Pessoa, entrou para a equipe do Pontão de Cultura Rede Nordestina de Audiovisual e na diretoria da ABD-Pb. Em 2009, fundou juntamente com outros cineastas a produtora Pigmento Cinematográfico.

Nota do PSOL-PB

Ely, Presente!

Hoje perdemos um grande companheiro lutador do povo, Ely Marques. Ely se aproximou do PSOL em 2013, já chegou ganhando nossos corações e ocupando importante espaço em nosso partido. Atualmente nosso companheiro era membro da Direção Estadual do PSOL e tesoureiro da Direção Municipal na capital. Nas eleições ele não saiu de casa, até documentos de abertura de conta bancária e atas foram levados para ele assinar em casa, e mesmo de casa, foi o principal responsável por nossa comunicação, nossos programas de rádio e tv, nossas decisões políticas.

A vontade de viver era percebida por todas/os, sua sensibilidade e respeito ao outro sempre foi uma marca do companheiro. Ely foi decisivo em várias questões políticas, sua sensibilidade e franqueza permitiu ele, em várias vezes, ser um dos/as primeiros/as a perceber questões decisivas para ajustar nossa política.

Sua militância no movimento cultural é reconhecida por todas/os. Sua luta sempre foi antissistêmica, era sua marca nos diferentes espaços de atuação.

Não tem nota ou palavra que conforte a família, as/os amigas/os ou companheiras/os de militância, a dor da partida é enorme, uma morte que poderia ser evitada, a vacina poderia ser uma realidade há meses, não fosse o negacionismo e a política genocida tão combatida pelo companheiro Ely em sua luta.

Deixamos nossa solidariedade em especial a sua companheira Cláudia (que também foi contaminada pelo COVID, desejamos a sua recuperação breve), aos/as familiares, amigas/os e companheiras/os de luta do querido Ely Marques.

Seguiremos sua luta, Ely. Somos gratos/as por toda sua generosidade e companheirismo.

Ely, Presente!

Parahyba, 03 de abril de 2021

Direção Estadual do PSOL/PB
Direção Municipal do PSOL Parahyba

 

Com Paraíba Criativa