Moradores de rua no Esplanada ficam ilhados após chuvas; MPPB já cobrou ações da PMJP

Moradores da Rua Loureço César, situada no bairro de Esplanada, em João Pessoa, estão revoltados com o descaso da administração do prefeito Luciano Cartaxo (PV) para com a localidade. Isto porque, mesmo após recorrerem ao Ministério Público, continuam sofrendo com alagamentos que inviabilizam o trânsito na rua.

O problema na rua não é novidade. Sempre que fortes chuvas caem em João Pessoa, é a mesma história. Porém, em 2016, cansados de esperarem pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), os moradores se organizaram e ajuizaram um inquérito civil público junto à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social da Capital.

Em resposta à ação dos moradores, o promotor João Geraldo Carneiro Barbosa cobrou que a prefeitura se pronunciasse sobre providências adotadas para resolver os alagamentos no local. Segundo ofício da Procuradoria-Geral de João Pessoa (PGM-JP), datado de 2017, entidades da PMJP realizaram limpezas das linhas d’água, desobstrução da rede de drenagem e recuperaram poços de visita e caixas da captação – o que teoricamente garantiria um melhor escoamento das águas.

Veja abaixo cópia do documento

Moradores de rua no Esplanada ficam ilhados após chuvas em JP; MP já cobrou ações da PMJP

Moradores de rua no Esplanada ficam ilhados após chuvas em JP; MP já cobrou ações da PMJP

Entretanto, na primeira forte chuva do ano, o problema voltou com a mesma intensidade de antes dos procedimentos adotados pela PMJP, segundo alegam moradores da rua. “A prefeitura envia documento aí ao MP [Ministério Público] alegando que fez limpeza de galerias. Como se isso resolvesse”, se queixou o comerciante Josélio, residente do lugar afetado.