Monte Horebe: Mês da Vida é marcado por ações de combate ao suicídio

A prefeitura de Monte Horebe tem promovido diversas ações para celebrar o Setembro Amarelo – Mês da vida, período especialmente dedicado a conscientização e prevenção contra o suicídio, fenômeno social importante que se fez ainda mais preocupante a partir do isolamento a que todos fomos obrigados, como parte das estratégias de defesa contra o Coronavírus.

Em Monte Horebe há uma estrutura permanente, comandada principalmente pelas secretarias de Saúde e Ação Social, que oferece, através de psicólogos e assistentes sociais, apoio técnico às pessoas e famílias que apresentam demandas de psicologia e assistência social. No entanto, neste mês de setembro, as ações foram intensificadas para uma abordagem mais ostensiva de combate e, principalmente, de divulgação e repercussão dos problemas que envolvem a mente humana, suas causas, formas, consequências e alternativas de defesa e prevenção.

Várias rodas de conversas, com a participação de psicólogos, assistentes sociais e demais técnicos, foram promovidas de forma a contemplar o maior número possível de munícipes, além de panfletagens e outras ações de comunicação como divulgação via internet, redes socias, programas de rádios e contatos diretos em salas de aula, formação de professores, técnicos que têm contato direto com a população, reuniões com pais de alunos e conscientização de gestores e da população em geral.

Nesta sexta-feira, 24 de setembro, a Unidade Básica de Saúde, UBS Joaquim Saraiva de Moura, foi o espaço escolhido para palestras, apresentação cultural do Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV e também atividades físicas de alongamento, relaxamento e recreativas, ações fundamentais para promoção e manutenção da saúde.

Também merece destaque, entre as muitas ações do mês da vida em Monte Horebe, o vídeo produzido pela equipe da Prefeitura e protagonizado pelos adolescentes ligados ao Serviço de Convivência – SCFV, divulgado nas redes sociais. As ações de valorização da vida se repetirão até o final do mês e continuarão como parte integrante das ações sociais e educativas do município.