Monkeypox: sobe número de casos suspeitos de varíola dos macacos na Paraíba

Primeiro caso no Estado foi registrado no último dia 4. A mulher tem 22 anos, mora em João Pessoa e não tem histórico de contato com vírus

O número de casos suspeitos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, subiu para 35 na Paraíba, conforme informação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), divulgada na segunda-feira (15).

O primeiro caso no Estado foi registrado na última quinta-feira (4). A mulher tem 22 anos, mora em João Pessoa e não tem histórico de contato com vírus.

Outros dois casos em investigação foram descartados, e até o momento, quatro deram negativo para a doença.

Atualmente, 17 cidades paraibanas têm casos em investigação. Em São João do Cariri, o único caso suspeito foi descartado. João Pessoa soma três negativados para monkeypox. Todos os outros casos estão aguardando resultados de exames.

João Pessoa está com 14 casos em investigação. Campina Grande, Gurinhém, Ingá, Monteiro e Santa Rita têm dois casos suspeitos cada. Araçagi, Belém, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Lagoa Seca, Mamanguape, Massaranduba, Mogeiro, Mulungu, Rio Tinto e Sousa possuem um caso em investigação.

De acordo com o relatório, a maioria das pessoas com suspeita tem de 20 a 29 anos. Três crianças entre 0 e 9 anos também integram a lista de casos suspeitos.

A pasta estadual informou que a maioria dos casos em investigação tem sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.