Mobilidade urbana: Cida propõe implantar BRT e padronizar calçadas de João Pessoa

O plano de governo da candidata da coligação ‘Trabalho de Verdade’ à Prefeitura de João Pessoa, Cida Ramos (PSB), prevê a implantação do sistema BRT (linhas de ônibus de alto desempenho), a construção de novas vias para interligar bairros, o aumento da malha de ciclovias e a padronização das calçadas para tornar acessível o passeio público nas avenidas da Capital. Em entrevista nesta terça-feira (9), Cida lembrou que, nos últimos anos, as gestões do PSB, tanto na Prefeitura quanto no Governo do Estado, investiram mais de R$ 85 milhões para viabilizar as principais obras de mobilidade urbana em João Pessoa.

De acordo com Cida, a política de mobilidade deve ser construída visando o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, com um transporte coletivo de qualidade, que preze pelo conforto, segurança e renovação permanente das frotas, inclusive disponibilizando linhas em todas as regiões da cidade.

“O nosso objetivo é desenvolver programas e projetos de mobilidade urbana que garantam melhorias no deslocamento das pessoas, com diminuição do tempo de percurso dos meios de transportes coletivos, implantando vias de acesso, construindo o Plano Diretor de Passeios Públicos e o Plano de Mobilidade Urbana, implantando os BRTs e sistemas inteligentes de tecnologia”, propõe a candidata.

Para Cida, a má qualidade do serviço atualmente disponível em João Pessoa desencoraja a utilização do transporte público pela população, o que resulta em grandes congestionamentos pela cidade. “Na nossa cidade, a atual gestão não conseguiu avançar nas propostas estabelecidas que direcionassem políticas públicas de otimização, melhorias e aumento da eficiência do sistema de transporte urbano. Não há conforto nem segurança nos transportes públicos, assim como não houve obras relevantes para melhorias no fluxo circulatório de veículos, como duplicação ou ampliação de avenidas e construção de vias alternativas”, analisou.

Veja abaixo algumas das propostas de Cida para melhorar a mobilidade urbana da Capital:

Interligação de bairros

– Construir ponte interligando os bairros da Torre (Av. Beira Rio) e Castelo Branco (Rua Professora Francisca Romana);

– Construir via que interliga os bairros Bancários, (Três ruas – Vias do Atlântico), Hospital Universitário (Castelo Branco) e Altiplano;

– Construir acesso que interliga a Rua Radialista Antônio Assunção (Bancários) ao Altiplano;

– Construir acesso que interliga os bairros de Mangabeira (Avenida Alfredo Ferreira da Rocha) e Valentina II, passando pelo Rio Cuiá;

– Construir acesso que interliga o bairro de Mangabeira (Coqueiral) ao Jardim Laranjeiras (José Américo);

– Construir acesso que interliga o Jardim Veneza ao Alto do Mateus (viaduto sobre a BR 230);

– Construir viaduto no final da Beira Rio para ligação com o Altiplano;

– Construir acesso que interliga a Avenida Valdemar Naziazeno (Geisel) à Perimetral Sul (Colinas do Sul);

– Construir acesso do Portal do Sol à PB-008.

Ciclovias

– Ampliar ciclovias: hoje a cidade dispõe de 44 km de ciclovias ou ciclofaixas, deste total 10 km precisam ser requalificados e propomos a implantação de mais 60 km de vias cicláveis.

Urbanização e integração de modais

– Urbanizar a orla do bairro do Bessa, integrando as calçadas das Avenidas João Mauricio e Artur Monteiro de Paiva;

– Promover programa amplo e contínuo de pavimentação de ruas nos bairros da cidade, com a intenção de promover a acessibilidade, mobilidade e a habitabilidade;

– Incorporar bicicletários para a guarda de bicicletas em áreas seguras e atrativas aos usuários deste modal nas estações e terminais de transporte coletivo;

– Unir os modais: criar corredores integrando e cruzando vários modos de transporte;

– Instalar sistema inteligente de ajuste e sincronização de semáforos de tempo fixo, proporcionando a melhora no fluxo de trânsito, reduzindo atrasos e paradas.

Passeio público

– Criar Plano Diretor de Passeios Públicos e criar incentivos fiscais para moradores com a recuperação das calçadas (criação de rampas, piso tátil, entre outras);

– Criar mutirões de construção/recuperação padronizada de calçadas na cidade;

– Padronizar e tornar acessível os passeios públicos da cidade nas vias arteriais e nas coletoras (Av. Epitácio Pessoa, Av. Josefa Taveira, Av. Ruy Carneiro, Av. Pedro II, Av. Beira-Rio, Av. Flávio Ribeiro Coutinho, Av. Cruz das Armas, Rua Empresário José Rodrigues Alves e Rua Walfredo Macedo Brandão – principal dos Bancários).

Transporte público

– Implantar sistema de BRT´s nos principais corredores apontados a partir de estudos de deslocamentos da população;

– Instalar GPS em toda a frota de transporte Público, com a readequação do Aplicativo de Mobilidade informando a localização exata do transporte bem como o tempo de chegada aos abrigos;

– Manter o controle sobre a idade média da frota dos transportes coletivos;

– Padronizar instalação novos abrigos de ônibus com conceitos sustentáveis, inteligentes, de fácil manutenção e acessíveis;

– Reestruturar totalmente as linhas do sistema de transporte público existente, tornando-o mais eficiente e mais barato;

– Reestruturar o sistema de transporte público, com a inserção de sistema troncal para transporte de massa e sistema alimentador nos bairros;

– Padronizar/Inserir novos abrigos de ônibus com conceitos sustentáveis, inteligentes, de fácil manutenção e acessíveis;

– Criar uma rede de transporte coletivo confortável com segurança, rapidez e busca pela integração dos diferentes modais para obter uma tarifa justa.