Publicidade
Política

Ministro garante agilidade na construção do Terceiro Eixo do Rio São Francisco

O deputado federal Hugo Motta (PMDB/PB) esteve em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para apresentar o relatório da visita técnica realizada aos mananciais, Coremas e Mãe D’água.

- Continua depois da publicidade -

De acordo com o parlamentar, o ministro determina que seja elaborado um Plano Emergencial para evitar a falta de água nos municípios, além de acelerar os trâmites do projeto do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco.

O ministro Hélder Barbalho marcará visita ao município de Coremas, onde apresentará o plano emergencial que será realizado em parceria com o Dnocs – representado na audiência pelo superintendente, Dr. Alberto -, e o andamento do projeto de construção do Terceiro Eixo. “Em reunião da Bancada Federal, já solicitei o direcionamento de emendas para que não faltem recursos para a obra, que atenderá quarenta e sete cidades do Sertão e do Vale do Piancó. A luta segue firme até que vejamos esse problema de crise hídrica resolvido”, afirmou Hugo Motta.

Com uma capacidade de armazenamento que chega aos 591.646.222m³ (quinhentos e noventa e hum milhões, seiscentos e quarenta e seis mil, duzentos e vinte e dois metros cúbicos), o açude de Coremas se encontra nos dias atuais com apenas 14.838.301m³ (quatorze milhões, oitocentos e trinta e oito mil, trezentos e hum mil metros cúbicos) de água. Já o reservatório Mãe D’água, que tem capacidade de 567.999.136m³ (quinhentos e sessenta e sete milhões, novecentos e noventa e nove mil, cento e trinta e seis metros cúbicos) está com apenas 55.006.936 (cinquenta e cinco milhões, seis mil, novecentos e trinta e seis metros cúbicos).

Dos 125 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), 53 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da capacidade máxima. Entre eles o açude de Coremas.

QUADRO GERAL

0 Reservatórios Sangrando
38 Reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu Volume Total
31 Reservatórios em Observação (menor que 20% do seu Volume Total)
58 Reservatórios em Situação Crítica (menor que 5% do seu Volume Total)

Fonte: AESA

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar