Ministra Eleonora Menicucci faz palestra sobre Lei Maria da Penha em João Pessoa

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, participa, nesta terça-feira (21), do Seminário “8 anos de Lei Maria da Penha: celebrando as conquistas” promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e a Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres de João Pessoa. O evento começa às 15h, no auditório do Ministério Público da Paraíba, na Capital paraibana.
A atividade integra a agenda da Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. Segundo a secretária de Estado da Mulher, Gilberta Soares, a ministra chega para avaliar os oito anos da Lei Maria da Penha num momento em que dois casos emblemáticos de violência foram julgados: o caso Queimadas, em que o principal mentor dos crimes foi condenado a 108 anos de prisão e o julgamento do acusado no caso Aryane Thaís. Os dois crimes foram inseridos na Campanha Compromisso e Atitude e acompanhados pelo Governo Federal.
“O papel das mulheres da Paraíba foi de fundamental importância para demonstrar que a violência não será tolerada em nosso Estado. A ministra Eleonora Menecucci fará palestra sobre os resultados da Lei Maria da Penha”, observou a secretária Gilberta Soares.
A Paraíba disponibiliza uma rede de atenção com delegacias especializadas, Casa Abrigo, Centros de Referência da Mulher, um municipal, em João Pessoa, e outro estadual, em Campina Grande; o programa SOS Mulher – com entrega de celulares com dispositivo de alerta para mulheres ameaçadas de morte – e duas unidades móveis de atendimento às mulheres na zona rural.

O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra já atendeu três mil mulheres. Em 2013, foram realizados 389 atendimentos e até setembro deste ano, um total de 191. Já o Centro Estadual de Referência Fátima Lopes, em Campina Grande, atendeu 448 mulheres de dezembro de 2012, até setembro deste ano.