Ministério Público recomenda à CBF suspensão de jogos de futebol na Paraíba

De acordo com o promotor, será enviada uma carta conjunta assinada pelos presidentes das comissões estaduais que tratam da segurança nos estádios

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) pretende enviar para a Confederação Brasileira de futebol (CBF) uma recomendação para que jogos da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste, marcados para a Paraíba, não ocorram no estado. A informação foi divulgada pelo presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios da Paraíba, Valberto Lira. Conforme ele, a justificativa é o atual cenário da pandemia da Covid-19 na Paraíba, que tem registado aumento de casos e óbitos nos últimos.

”Futebol não é atividade essencial. As atividades essenciais estão elencadas no decreto do governo do estado. Nós estamos dizendo à CBF que não poderão acontecer esses jogos. Estamos recomendando também à Polícia Militar para impedir esses jogos no estado da Paraíba. Estamos fazendo isso baseado no decreto. Estamos num momento muito preocupante. Parece que os dirigentes de clubes estão todos imunes. É uma irresponsabilidade. Não podemos brincar com vida”, afirmou.

De acordo com o promotor, o Ministério Público vai recomendar à CBF a suspensão de todas as partidas de futebol no país, através de uma carta conjunta, assinada pelos presidentes das comissões estaduais que tratam da segurança nos estádios.

”Todos os colegas que integram a comissão entendem que se não houver o acatamento dessa recomendação, serão ajuizadas ações em todos os estados. Vivemos uma situação que preocupa a todos e esses deslocamentos de equipes de um estado para outro trará mais possibilidade de contágio”, destacou.

Até o momento, o futebol segue confirmado no estado. Neste sábado (6), o Treze enfrenta o Altos-PI, no Estádio Amigão, às 18h15, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. O início do Campeonato Paraibano está marcado para o dia 17 de março.