Publicidade
Cotidiano

Ministério da Saúde repassa cinco ambulâncias para o Samu de João Pessoa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa receberá cinco novas ambulâncias para a renovação da frota e garantir mais agilidade no atendimento para a população. Os novos veículos funcionarão como Unidades de Suporte Básico (USB), substituindo outros cinco que já eram utilizados desde o ano de 2013.

- Continua depois da publicidade -

A doação das ambulâncias foi autorizada por meio da portaria nº 4.298, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União, no último dia 28 de dezembro. O Samu aguarda o recebimento dos novos veículos. Em julho do ano passado, o serviço recebeu mais cinco ambulâncias para a renovação da frota.

De acordo com a diretora geral do Samu, Érika Rivenna, as novas unidades possibilitarão melhor desempenho no serviço prestado à população. “Com as novas ambulâncias haverá melhorias no tempo de resposta, nas condições de socorro, na qualidade do atendimento do profissional e até redução de gastos com a manutenção. Ou seja, será um ganho para a equipe e para a população”, afirmou.

A estrutura do Samu Regional de João Pessoa é formada por um total de 15 unidades de atendimento móvel de urgência, sendo quatro unidades de suporte avançado (USA) e sete unidades de suporte básico (USB) para a Capital, além de quatro USB distribuídas para Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita.

A população conta, também, com sete motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica dos pacientes. O quantitativo total de veículos é o recomendado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a população local.

Ambulâncias

As Unidades de Suporte Avançado (USA) atuam como uma UTI Móvel, possuindo equipamentos como monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, possuindo uma equipe composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista.

As Unidades de Suporte Básico (USB) contam com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso, além do desfibrilador automático externo (DEA) e uma equipe composta por enfermeiro e condutor socorrista. Já as motolâncias são conduzidas por técnicos em enfermagem.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar