Mercado Central será reaberto nesta terça, após força-tarefa da PMJP

Local foi interditado para receber ações coordenadas pela Sedurb, junto com a Defesa Civil, Emlur, Semam, Seinfra, GCM, Semob e Bombeiros

Após a realização de um esforço concentrado por parte de diversas Secretarias da Prefeitura de João Pessoa, o Mercado Central retoma seu funcionamento nesta terça-feira (09). O local foi interditado para receber ações integradas coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com a Defesa Civil, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Guarda Civil Municipal, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e Corpo de Bombeiros.

Desde domingo (07) foram intensificadas as ações no local, que foi fortemente atingido pelas chuvas no final de fevereiro. Cerca de 100 trabalhadores estão atuando no Mercado e, nesta segunda (8), as atividades continuam acontecendo, sendo realizados serviços como remoção de entulhos, podas, pintura, desativação de ligações clandestinas de água e esgoto e demais reparos estruturais.

“Há mais de dez anos o Mercado não recebia um serviço efetivo de manutenção. Tivemos a confirmação das condições precárias confirmadas pelos próprios comerciantes, que sofriam com o abandono de um espaço tão importante para nossa economia. Esse trabalho é só o primeiro passo de uma grande reestruturação que o Mercado irá receber em breve. Já estamos elaborando o projeto de melhorias para o local e, em breve, será anunciado”, reiterou Fábio Carneiro, secretário da Sedurb.

Um dos maiores problemas encontrados foi a quantidade de instalações clandestinas de água e esgoto e de pias inadequadas, sem higiene alguma e proporcionando a proliferação de insetos. “Fizemos a demolição desses equipamentos, que estavam em situação crítica, e vamos instalar pias portáteis pelo mercado, como já existe em outros, com as condições higiênicas viáveis para um espaço onde se comercializa alimentos. Essas estruturas foram erguidas sem o menor planejamento e usando água proveniente de ligação irregular”, reiterou o secretário.

Funcionamento – Nesta terça o mercado reabre as portas para a população, em seu horário normal. A Sedurb vai continuar atuando no espaço, garantindo o ordenamento e melhorias nas instalações, mas a maior parte dos serviços já estará concluída e as atividades das equipes não vão apresentar nenhum risco aos feirantes e consumidores.