Melhor capital para observação do eclipse, JP terá em outubro a “Semana do Eclipse Solar 2023”

A Paraíba se destaca como um dos melhores lugares para a observação do eclipse solar anular, evento astronômico raro que acontecerá em outubro deste ano. E João Pessoa será o melhor local no Brasil para a observação do evento, pois a capital paraibana oferece condições ideais devido à sua localização geográfica e às previsões climáticas favoráveis para o dia do eclipse.

Por isso, quatro divulgadores científicos, que também são fenômeno de sucesso em canais de ciências nas redes sociais, estarão em João Pessoa nos dias 12, 13 e 14 de outubro para comandar eventos especiais na cidade, com o objetivo de atrair apaixonados pela ciência, astrônomos amadores e profissionais, estudiosos que buscam saber mais sobre os efeitos do evento na atmosfera terrestre, além de todo mundo que tem curiosidade por esse grande espetáculo celeste.

A “Semana do Eclipse Solar 2023” trará para João Pessoa Sérgio Sacani, criador do Space Today, um dos maiores canais de astronomia do Mundo; Paulo Cacella, especialista em telescópios, que trará insights valiosos sobre a observação do Sol; Schwarza, divulgador científico, trará uma abordagem descontraída e informativa sobre o tema; e, para completar o time, Pirulla, paleontólogo renomado, que trará uma perspectiva única sobre a relação entre o Sol e a evolução da vida na Terra.

Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

O Eclipse Solar Anular

Esse evento cósmico ocorre quando há um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra, com a Lua passando entre o Sol e o planeta. No entanto, ao contrário do eclipse solar total, a Lua não cobre totalmente o Sol, resultando em um “anel de fogo” visível ao redor da Lua. O eclipse solar anular de 2023 será visível apenas em parte do território brasileiro. Estados do Nordeste e Norte, como Amazonas, Pará, Maranhão e a Paraíba, terão a visão completa do “anel de fogo”.

No dia 14 de outubro de 2023, o eclipse terá horários distintos dependendo da região. Em João Pessoa, o espetáculo astronômico começa às 15h30 e, às 16h45, a Lua estará toda na frente do Sol e seu ápice será às 16h46. A partir das 16h48 a Lua vai começar a sair da frente do Sol, sendo o fim da totalidade do eclipse.

“João Pessoa está localizada dentro da chamada ‘faixa de totalidade’, onde o eclipse será mais visível e impressionante. Sua longa costa marítima desobstruída e clima favorável garantem ótima visibilidade, proporcionando uma experiência espetacular. Por isso, a ‘Semana do Eclipse Solar 2023’ é uma oportunidade única para atrair a população local e também visitantes de outras regiões do Brasil e do mundo para um tema super interessante de ciência”, comenta Sérgio Sacani.

A programação completa da “Semana do Eclipse Solar 2023” nos três dias inclui mais de 20 horas de conhecimento, workshops, palestras e encontros com amigos, culminando com a observação comentada do grande evento no dia 14 de outubro, com transmissão oficial pelo canal Space Today.

Programação completa – “Semana do Eclipse Solar 2023”

DIA 12/10 – WORKSHOP DE OBSERVAÇÃO NOTURNA COM SÉRGIO SACANI E PAULO CACELLA

Evento intimista com Sérgio Sacani e Paulo Cacella, um dos maiores especialistas brasileiros em telescópio, onde teremos experiências impossíveis de serem feitas online.

Local: a definir em João Pessoa

Horário: tarde e noite

VAGAS ESGOTADAS.

DIA 13/10 – EVENTO ‘O SOL’

No dia que antecede o grande espetáculo do eclipse solar, Sérgio Sacani, Schwarza, Pirulla e Paulo Cacella apresentam uma jornada única de descobertas e aprendizado sobre o nosso Astro Rei: o Sol!

Local: Intermares Hall (Rodovia BR-230 KM9, Nº 9240 B – Amazonia Park, Cabedelo – PB)

Horário: das 9h às 20h.

DIA 14/10 – OBSERVAÇÃO E TRANSMISSÃO DO ECLIPSE AO VIVO

Todos que participarem do evento “O Sol” poderão acompanhar o eclipse solar total com Sérgio Sacani em João Pessoa em um lugar muito especial, onde acontece a transmissão ao vivo para o Space Today.

Local: a ser divulgado, em João Pessoa.

Horário: das 13h às 18h

Sobre os palestrantes

Sérgio Sacani é geofísico, professor e criador do Space Today, um dos maiores canais de astronomia do Mundo, com 1,5 milhão de seguidores.

Paleontólogo renomado com seu canal com mais de 1,1 milhão de seguidores, Pirulla vai trazer uma perspectiva única sobre a relação entre o Sol e a evolução da vida na Terra.

Schwarza é um famoso divulgador científico com mais de 1,2 milhão de seguidores, que trará uma abordagem descontraída e informativa sobre o Sol.

Por fim, os participantes do evento contarão com a presença de Paulo Cacella, um dos maiores especialistas em telescópios e astrofotografias do Brasil. Paulo foi o primeiro brasileiro a descobrir uma supernova em 2002.