MEL debate com Arquidiocese medidas para coibir discurso de ódio contra LGBTs

Nesta sexta-feira, 12, Renan Palmeira, coordenador afastado o Movimento do Espírito Lilás (Mel) e candidato a vereador de João Pessoa pelo Partido dos Trabalhadores, esteve reunido com Dom Genival Lacerda, administrador da Arquidiocese da Paraíba. A reunião aconteceu na própria Arquidiocese, e contou com presença de representantes do Mel.

“Era do nosso desejo, como movimento, termos essa conversa com Dom Genival para refletirmos sobre a igreja na Paraíba, e ele demonstrou ser uma pessoa muito atenciosa e sensível aos temas que colocamos na reunião. Em uma de suas primeiras falas, Dom Genival Lacerda destacou que, mesmo a igreja tendo a sua doutrina, ela estará sempre aberta para o diálogo”, comentou Renan Palmeira.

Ainda sobre o diálogo, o administrador da Arquidiocese enfatizou que enquanto estiver na Paraíba serão mantidas conversas permanentes com os diversos setores da sociedade, e condenou qualquer forma de extremismo, independente de qual lado ele surja, e qualquer atitude que resulte em violência ou desrespeito.

Renan Palmeira enfatizou que ficou claro que novas conversas entre Dom Genival e o movimento irão acontecer, e que na Arquidiocese da Paraíba não haverá a propagação do ódio, seguindo assim os preceitos do Papa Francisco.

“Importante ressaltarmos que enquanto militante LGBT, e coordenador do Mel afastado para disputar as eleições, fiquei emocionado por viver esse momento, afinal, sabemos que passamos por tempos sombrios na nossa Arquidiocese com a passagem de Dom Aldo Pagotto. Hoje enxergamos uma igreja inclusiva, que não propaga o discurso do ódio, que mantém as suas portas abertas para os movimentos sociais e para a comunidade LBGT, preservando a sensatez, o respeito a diversidade, e principalmente, o diálogo”, avaliou Renan Palmeira.