Maternidade de Patos realizou 754 mamografias durante o Outubro Rosa

Maternidade de Patos
Diretor Odir Pereira Borges Filho

A diretoria da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, divulgou o balanço final das mamografias realizadas pela unidade durante o mês passado, com a ação do Outubro Rosa. Entre os dias 1 e 29, foram realizados 754 exames. Atualmente, a meta mensal da maternidade é 280 exames, mas a capacidade instalada da unidade pode superar esse quantitativo se houver procura pelo serviço, que precisa ter o encaminhamento dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e Secretarias Municipais de Saúde dos 28 municípios que integram a área de abrangência da Peregrino Filho.

“A mamografia é um exame radiológico de extrema importância para avaliação e identificação de lesões benignas e cânceres de mama. Ela é indicada para mulheres com idade acima dos 40 anos ou que tenham casos de câncer de mama na família”, explica o diretor geral da Maternidade de Patos, Dr. Odir Pereira Borges Filho.

O ideal é que o exame, que é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com alta qualidade na Peregrino Filho, seja feito uma vez ao ano.  Os exames na Maternidade de Patos são realizados de 2ª a 6ª feira, das 8h até a hora que tiver paciente, e aos sábados, pela manhã.  Em média, explica o coordenador do serviço de mamografia da Maternidade de Patos, Fernando da Silva, são realizados 30 exames por dia, mas esse número varia de acordo com a demanda.

“Como os exames são agendados pela 6ª Regional, a partir da solicitação dos municípios, esse número é muito variável. Já chegamos a realizar até 60 exames num só dia”, afirma Fernando.

Ainda segundo o coordenador, as pacientes de outras cidades, na faixa etária de risco devem procurar a rede de saúde municipal, através dos PSF’s, para o devido encaminhamento. “As secretarias municipais entram em contato com a 6ª Regional que agenda os exames e nos repassa a agenda. As pacientes de Patos, podem se dirigir à Maternidade para pegar a requisição que precisa ser encaminhada por um médico. O agendamento também é feito via 6ª Regional de Saúde”, explicou Fernando,  lembrando que por questões de proximidade e agilidade, os exames realizados aos sábados, são geralmente de pacientes residentes em Patos.

Segundo o gerente da 6ª Regional, José Leudo Farias, o processo de marcação e entrega dos resultados é ágil. “Entre marcação e realização do exame, mesmo com grande demanda, fica em torno de 15 dias. O laudo, com o resultado do exame, sai em, no máximo, 20 dias”, afirma Leudo.  Os exames são enviados para João Pessoa, para o médico Evaldo Nóbrega, emitir os laudos, que são encaminhados para a 6ª Regional que, por sua vez, distribui os malotes com os resultados para as respectivas secretarias municipais de saúde que encaminharam as pacientes. “Quando o caso é cirúrgico, na Maternidade de Patos mesmo a paciente faz o procedimento”, lembra Leudo.

Dr. Odir reforça que a qualidade do serviço na unidade de saúde de Patos é referência na região. “No setor público, apenas a Maternidade disponibiliza esse serviço e nosso equipamento é testado mensalmente e cumpre todas as normas da Agevisa”, finaliza o diretor da Maternidade de Patos.

Sobre mamografia

A mamografia é um exame usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação ou autoexame. Um estudo sueco de rastreio de câncer de mama Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres, durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes provocadas pela doença.

A Maternidade Dr. Peregrino Filho é o único local da rede pública de saúde em Patos que disponibiliza o exame pelo SUS, além de procedimentos cirúrgicos de retirada de mama quando necessário e reconstrução do órgão em casos de mastectomia. O serviço de mamografia da Maternidade de Patos funciona durante todo o ano. Só há uma parada para manutenção preventiva, nos dez últimos dias de dezembro.