Marmuthe se reúne com diretores do Banco do Brasil para pleitear agência no Valentina

Nesta semana o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) intensificou a luta pela instalação de uma agência bancária no Valentina de Figueiredo, segundo maior bairro de João Pessoa. O parlamentar esteve em Brasília-DF, na sede do Banco do Brasil, e reuniu-se com a presidência da instituição para tratar sobre esta possível agência, que beneficiaria toda a Zona Sul da cidade, facilitando as transações econômicas.

Trata-se de um verdadeiro sonho dos moradores desta região da cidade, ainda carente de serviços bancários especializados, com a qualidade, comodidade e segurança de uma das maiores instituições financeiras do País. E para atender esta demanda histórica, o vereador Marmuthe encaminhou desde 2013 o requerimento n° 2.075 ao Banco do Brasil, solicitando a criação de uma agência no Valentina.

Desde então, o parlamentar vem articulando a realização deste projeto, juntamente com dirigentes da instituição bancária. “Neste encontro mais recente com a presidência do Banco, mostrei o requerimento aprovado pela Câmara Municipal pedindo a instalação da agência em nosso bairro, além de um documento solicitado e encaminhado à Superintendência do Banco do Brasil na Paraíba, com informações detalhadas sobre o crescimento econômico, comercial, populacional, habitacional, imobiliário, entre outros aspectos que caracterizam atualmente o Valentina”, disse Marmuthe.

Vale salientar que a futura agência já foi aprovada pela direção nacional do Banco. Os estudos técnicos para sua instalação estão prontos, bem como o levantamento das pessoas físicas e jurídicas, dos clientes, potenciais clientes e empresas locais, que seriam atendidos a partir deste empreendimento. Ou seja, a avaliação do potencial de negócios na região e viabilidade econômica da agência no Valentina já foi realizada.

“Os dirigentes do Banco do Brasil ficaram bastante otimistas com os dados que apresentamos nesta reunião. Também sai muito otimista, pois senti que eles estão totalmente favoráveis e perceberam que o bairro realmente precisa desta agência. O que vem atrasando a realização deste projeto é a crise econômica, política e institucional que se instalou em nosso País nos últimos anos. Inclusive, nesse período só fizeram fechar agências no Brasil inteiro. Por isso, temos que esperar um pouco mais a poeira baixar, esta crise amenizar, e voltarem a abrir agências bancárias. E quando isso ocorrer, a do Valentina será uma das prioridades”, afirmou Marmuthe.

O parlamentar ainda destaca outro elemento, pouco conhecido, e que também dificulta o processo de abertura de uma agência bancária no bairro. “É importante a população ter conhecimento que além da crise e dos cortes de gastos, outra grande dificuldade para instalar a agência de um banco público (Banco do Brasil ou Caixa Econômica), é encontrar um terreno medindo 600 m², bem localizado, e que seu proprietário esteja disposto a construir um prédio térreo e alugar, pois os bancos não constroem, nem compram, só alugam”, explicou.

Marmuthe também comentou que esta é uma luta difícil, complexa, e que, infelizmente, a instalação de uma agência bancária não depende só da vontade e do empenho de um vereador para que seja realizada. “Se dependesse de mim, já haveria pelo menos três agências no Valentina, uma de cada banco. Porque nosso desejo é muito grande e nossa luta também é muito intensa neste sentido. Acredito que estamos fazendo a nossa parte, correndo atrás, buscando, dialogando, mostrando que a comunidade merece este respeito e tem o direito a ter uma agência. Inclusive, proporcional às dimensões e importância estratégica do Valentina para o futuro da Capital. Por isso, vamos continuar insistindo. Não há vitória sem luta”, finalizou o parlamentar.