Margem de contribuição é essencial para saúde financeira do negócio; veja como calcular

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Uma variável extremamente importante para a gestão financeira que muitas vezes é deixada de lado é a margem de contribuição. Ela se refere ao ganho bruto que a empresa registra após as vendas – ou seja, o que sobra de receita após pagar o custo de produção e os impostos incidentes sobre produtos e serviços.

Os custos com os impostos representam os gastos variáveis, que flutuam todos os meses. Após o pagamento, o dinheiro restante deve ser o suficiente para cobrir os gastos fixos da empresa – como aluguel, contas de água e energia e folha de pagamento – e gerar o lucro esperado.

É por isso que a margem de contribuição deve estar sempre no radar dos empreendedores: afinal, o objetivo final da empresa é gerar lucro, e isso só é possível com uma margem positiva. Ela permite avaliar a lucratividade do negócio, ajuda a definir o preço mínimo de venda dos produtos e a traçar estratégias de venda, além de determinar o ponto de equilíbrio, ou o valor em que a receita das vendas se iguala aos custos e despesas da empresa.

“A margem de contribuição positiva mantém a saúde financeira da empresa pois significa que suas vendas estão pagando os gastos variáveis da empresa”, explica Fillipe Piomonte, head de Produto e Comercial do sistema de gestão financeira YpControl. “Quando a margem é negativa, a empresa irá recorrer ao caixa ou, pior, à reserva de emergência criada para eventuais problemas”, diz.

Como melhorar a margem de contribuição

De acordo com Fillipe, o cálculo para descobrir a margem de contribuição de um negócio é simples, mas muitas vezes é relegado pelos empreendedores. Para calcular o valor da margem, basta subtrair os gastos variáveis (despesas variáveis e custos variáveis) do valor total de vendas.

As despesas variáveis já conhecemos: são gastos com impostos e comissões de vendedores, por exemplo. Já os custos variáveis oscilam de acordo com o volume de produção, como a matéria-prima usada para a fabricação dos produtos.

“Para melhorar a margem de contribuição ou o gestor aumenta o preço do seu produto ou serviço ou reduz custos e despesas variáveis. Claro que tudo isso deve ser analisado com muito cuidado: para aumentar os preços, é importante analisar o mercado e o impacto sobre o cliente”, alerta Fillipe. “Da mesma forma que para reduzir os gastos é necessário analisar se haverá uma redução na qualidade do produto ou serviço, do atendimento, da satisfação dos colaboradores”, acrescenta.

Sistema de gestão financeira ajuda a calcular a margem

Apesar do cálculo de margem financeira ser simples, ele pode ser incômodo para empreendedores com fluxo constante de vendas e que precisam lidar com valores maiores. Por isso, o ideal é utilizar um sistema de gestão financeira como o YpControl, que realiza todos os cálculos automaticamente.

No YpControl, a margem de contribuição é calculada automaticamente baseado nos lançamentos e planos de contas inseridos pelo gestor.

“No plano de contas, o gestor pode customizar suas categorias de receitas e de gastos, com os lançamentos agrupados nessas categorias. Dessa forma, o YpControl captura e gera a margem de contribuição automaticamente, e o gestor pode assim tomar decisões e traçar estratégias de acordo com o resultado obtido naquele mês”, conclui Fillipe.