
O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, recebe, nesta quinta-feira (12), a medalha Epitácio Pessoa, maior condecoração da Casa, só entregue a personalidades que se destacam por ações em prol do estado. A honraria foi uma propositura do deputado estadual João Gonçalves pelo relevante trabalho prestado pelo gestor da Funjope em prol da cultura de João Pessoa. A entrega acontece na Assembleia Legislativa da Paraíba, às 10h.
“É sempre uma alegria grande receber uma homenagem desse porte da Assembleia Legislativa. Isso mostra, na verdade, a eficiência e eficácia de um trabalho que estamos desenvolvendo à frente da Funjope, mas também uma história de pesquisa, de estudo, de dedicação à cultura e à cidade de João Pessoa. Eu agradeço ao deputado João Gonçalves, a todos os deputados que aprovaram essa honraria e dedico, na verdade, a um conjunto de pessoas que têm me ajudado a desenvolver essa política de cultura exitosa no governo Cícero Lucena desde 2021, mas, sobretudo, à minha equipe da Funjope que tem se esmerado e sido protagonista, junto comigo, nesse processo todo”, enfatiza Marcus Alves.
O deputado João Gonçalves explicou que a propositura considerou a vida do gestor Marcus Alves sempre pautada em fazer o melhor para João Pessoa, para a Paraíba e para as pessoas de um modo geral. Ele lembrou que o diretor, ao assumir a Funjope, começou a trazer de volta, junto com o prefeito Cícero Lucena, ações que, culturalmente, estavam esquecidas e abandonadas na cidade.
Para João Gonçalves, esses investimentos na cultura foram significativos para que Marcus Alves merecesse a honraria, qualquer homenagem da Assembleia Legislativa, já que suas iniciativas repercutem não só em João Pessoa, mas em todo o estado. “Por isso, nós fizemos essa propositura”, acrescenta.
O parlamentar acrescentou ainda que Marcus Alves possui um inegável compromisso com o desenvolvimento cultural da Paraíba, com uma atuação inovadora e inclusiva na gestão pública. Pela contribuição intelectual ao pensamento social e artístico do diretor da Funjope, o deputado justificou a importância de dedicar a ele a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual.
Perfil
Antônio Marcus Alves de Souza tem doutorado em Sociologia e mestrado em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Foi professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e do Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP), nos cursos de Direito e Comunicação atuando principalmente nas áreas de crítica de cultura, ciência política e sociologia jurídica. Foi Secretário de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa e da Prefeitura Municipal de Conde.
Atualmente é diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizando atividades como o Carnaval Tradição, Paixão de Cristo, São João, com o Festival de Quadrilhas Juninas, Festa das Neves e festividades natalinas.
Uma ação de destaque em sua gestão na Funjope é a Tardezinha Inclusiva, que integra o projeto Somos Capazes. A iniciativa, realizada há quase quatro anos, tem feito a diferença na vida de crianças autistas com uma ação mensal realizada no Centro Cultural de Mangabeira.
A Tardezinha Inclusiva, que conta com o apoio e o estímulo da Prefeitura de João Pessoa, rendeu uma premiação inédita para o prefeito Cícero Lucena, que conquistou o Prêmio Orgulho Autista Brasil, promovido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), tornando-se o primeiro gestor municipal do país a receber essa honraria.