A prefeita de Conde, Márcia Lucena usou as redes sociais, nesta quarta-feira (15) para informar que as medidas de isolamento social motivadas pela pandemia do novo coronavírus serão reforçadas no município, devido ao descumprimento no último feriado de Páscoa.
Márcia destacou que durante uma ronda na cidade, observou várias pessoas indo contra as recomendações dos órgãos de saúde, realizando churrascos e indo a áreas de lazer, como praias e rios. Ainda de acordo com a gestora, 10 mil veículos entraram na cidade no último feriado.
A prefeita questionou o que a população espera diante desse descumprimento em meio a uma pandemia e cobrou responsabilidade dos moradores e visitantes.
“Vocês estão esperando que um ente querido seja acometido por esse vírus? O tratamento é difícil, dolorido. Não vale a pena a gente esperar correr esse risco. Vamos cuidar uns dos outros. Fique em casa. Se tiver que sair, use máscara, com sintomas ou não”, destacou.
A gestora alertou ainda sobre a importância de seguir as recomendações sanitárias para evitar a disseminação do vírus na cidade, que ainda não tem casos confirmados da doença. Porém, Conde integra a Região Metropolitana de João Pessoa, que já registra 136 casos. Sendo 115 na Capital, 12 em Santa Rita, cinco em Cabedelo e quatro em Bayeux.
“É muito importante que a gente tome uma atitude agora, para não se arrepender depois. Nós ainda não temos nenhum caso no município e temos que trabalhar muito para que assim permaneça”, disse.
De acordo com a prefeita, várias ações estão sendo feitas, mas as divulgações estão reduzidas para que não seja feito desse momento uma publicidade de política partidária. Ela ainda lembrou que a situação é de aprendizagem, para que a população possa adquirir não só a responsabilidade social, mas o cuidado com o próximo e o amor próprio.
“Temos várias ações de apoio que estão sendo iniciadas dentro da responsabilidade e dentro da legalidade aqui no município e não estamos divulgando amplamente, porque não quero fazer desse um momento de política partidária. Quero fazer desse momento uma aprendizagem. É um momento da gente aprender a adquirir responsabilidade social e amor próprio e respeito pelos outros e por nós mesmos”, destacou.