Marcelo Vilar diz estar preparado para novo desafio no Botafogo-PB

Em sua segunda passagem pelo Botafogo-PB, Marcelo Vilar vai ter a missão de conduzir um clube que pretende economizar para conviver com os problemas financeiros. Mas o treinador não se abala sabendo dessa situação. Pelo contrário, o cearense acredita que esse cenário o faz ser o nome certo para dirigir o Alvinegro da Estrela Vermelha em 2021. Inclusive, ele tem pressa para montar o elenco e iniciar a jornada na nova temporada.

Marcelo Vilar comandou o Ferroviário em 2020 — Foto: Lenilson Santos / Ferroviário AC

Marcelo Vilar comandou o Ferroviário em 2020 — Foto: Lenilson Santos / Ferroviário AC

Marcelo Vilar demonstrou bastante empolgação em poder retornar à Maravilha do Contorno. O treinador acredita que a sua experiência fez diferença para a diretoria apostar no seu nome, mesmo com o clube convivendo com problemas nas finanças.

Gosto de desafios e sou, de certa forma, acostumado a trabalhar nessas condições. Por isso acredito que tenha sido escolhido para essa tarefa
— disse Marcelo Vilar.

O técnico foi bastante feliz na sua primeira passagem pelo Botafogo-PB. Ele comandou o time no fim do jejum no Campeonato Paraibano, sando campeão em 2013 e 2014, e também a conquista dos inéditos acesso e título da Série D do Campeonato Brasileiro, em 2013. Em 2021, Vilar vai dar sequência aos números que acumulou em três anos como treinador do Botafogo-PB: foram 123 jogos, com 62 vitórias, 31 empates e 30 derrotas. Naquela oportunidade, graças aos bons resultados em campo, o time conseguiu acumular receitas.

Vilar foi bem feliz em sua primeira passagem pelo Botafogo-PB — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Vilar foi bem feliz em sua primeira passagem pelo Botafogo-PB — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Agora o cenário é diferente. Nos últimos anos, o Botafogo-PB até chegou a lutar pelo acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, batendo na trave em duas oportunidades. Contudo, as coisas mudaram, o Belo lutou contra o rebaixamento no ano passado, conseguindo escapar da queda apenas na última rodada.

O grande problema foi na questão administrativa, na qual o clube conviveu com um caos político. De acordo com o atual presidente, Alexandre Cavalcanti, o Botafogo-PB possui dívidas pesadas que vão comprometer até mesmo a montagem do elenco. A crise financeira resultou até na saída do técnico Evaristo Piza, que era o nome da diretoria para comandar o time em 2021. O treinador paulista, porém, está valorizado, com proposta do futebol de São Paulo.

Diante disso, a cúpula alvinegra fez uma aposta que certamente mexe com o coração do torcedor. Marcelo Vilar foi vencedor pelo Botafogo-PB e, com um recurso mais escasso, vai buscar escrever novos capítulos de sucesso comandando o time mais uma vez.

O técnico disse ter pressa para montar o elenco e afirmou estar muito orgulhoso por voltar a vestir a camisa alvinegra.

– Tenho muito orgulho de vestir novamente as cores do maior da Paraíba. O empenho e o trabalho serão ainda maiores para que possamos continuar a participar da escrita dessa bela história. Temos trabalhado no sentido de formar o time. A diretoria, no momento oportuno, vai divulgar o resultado desse trabalho – contou.

Botafogo-PB vai voltar a ter Marcelo Vilar como treinador em 2021 — Foto: Vitor Oliveira / ge

Botafogo-PB vai voltar a ter Marcelo Vilar como treinador em 2021 — Foto: Vitor Oliveira / ge

Vilar, por sinal, revelou que começou a trabalhar como técnico Botafogo-PB ainda antes do anúncio oficial, feito pelo clube nessa segunda-feira. Ele garantiu que não há tempo a perder diante das condições impostas pelo momento adverso.

– Desde que fui contactado, tenho trabalhado. Não dava para perder tempo diante das condições que foram impostas, de, de repente, diminuir drasticamente os investimentos. Se não desse certo (o acordo), não teria problema, seguiria em frente – admitiu Vilar.

Aos 59 anos, Vilar chega ao Botafogo-PB ainda mais vencedor. Pelo Ferroviário, clube onde estava recentemente, ele conquistou mais uma Série D, em 2018. O técnico ainda não tem previsão para chegar a João Pessoa e iniciar o trabalho de forma presencial. Esses detalhes ainda vão ser decididos junto à diretoria alvinegra.

Marcelo Vilar é bicampeão da Série D — Foto: Foto: JL Rosa / Diário do Nordeste

Marcelo Vilar é bicampeão da Série D — Foto: Foto: JL Rosa / Diário do Nordeste

Em 2021, com economia nos gastos, o Botafogo-PB vai disputar a Copa do Nordeste e a Série C do Campeonato Brasileiro. Ainda existe um imbróglio envolvendo o Campeonato Paraibano, que, por ora, está cancelado. Entretanto, é bem provável que o estadual seja disputado. Do Globo Esporte/PB.