Marcélia Cartaxo vence Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como “Melhor Atriz”

Premiação foi pela interpretação da protagonista Pacarrete, no filme de Allan Deberton. Anúncio dos vencedores aconteceu na noite do domingo (28)

A atriz paraibana Marcélia Cartaxo em cena como Pacarrete, de Allan Deberton — Foto: Divulgação

A paraibana Marcélia Cartaxo venceu na categoria “Melhor Atriz”, no 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A premiação foi pela interpretação da protagonista Pacarrete, no filme de Allan Deberton. O anúncio dos vencedores aconteceu na noite deste domingo (28).

O filme “Pacarrete” foi o grande vencedor da noite, com oito troféus, incluindo o de Roteiro, Trilha Sonora e Melhor Filme do Júri Popular. A premiação aconteceu de forma remota e contou com a entrega de 32 prêmios. Os vencedores receberão os troféus em casa.

Não é a primeira vez que o longa é protagonista em premiações do cinema. Em 2019, “Pacarrete” foi o grande vencedor do Festival de Gramado, levando oito Kikitos, e rendeu a Marcélia mais um prêmio de melhor atriz.

Além de Marcélia Cartaxo, Pacarrete tem no elenco as paraibanas Soia Lira e Zezita Matos.

O filme conta a história de Pacarrete, interpretada pela atriz Marcélia Cartaxo, uma bailarina idosa que vive em Russas, interior do Ceará e cidade natal do diretor do filme.

Na véspera de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo, mas não é levada a sério pelos moradores e pela prefeitura. De forma sensível e, em alguns momentos, bem humorada, o longa reflete sobre temas como a valorização da cultura local e o envelhecimento das mulheres.

Do Jornal da Paraíba