A maior parte da vida de Zé Maranhão foi dedicada à política. Foram 66 anos exatamente. Zé iniciou sua história nos parlamentos paraibanos em 1955, com apenas 22 anos. Na época, ele foi eleito deputado estadual pelo PTB com 3.153 votos.

Maranhão seria reeleito por mais dois mandatos consecutivos como deputado estadual pelo PTB e PSP, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, partido no qual fez parte do quadro por 12 anos, antes de se filiar ao MDB em 1967, a legenda onde ele construiu sua história política até os seu último dia de vida.

Deputado José Maranhão (primeiro á direita)
durante comício em Araruna. Década de 1960. Fonte: Rodriguez; Castro. 2009)/Blog do Wellington Rafael

Já no MDB, Zé voltou a ser eleito como deputado estadual em 1966, onde conquistou 4.830 votos, completando quatro mandatos consecutivos, que se encerraram em 1969, quando ele teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar.

Em 1982, 13 anos depois, Maranhão volta a ser eleito, mas desta vez como deputado federal pela primeira vez. Zé foi reeleito para o cargo em mais duas ocasiões, 1986, ocasião em que foi deputado constituinte, e 1990. Sua participação na Câmara dos Deputados se encerrou em 1994, quando foi eleito vice-governador da Paraíba na chapa com Antônio Mariz, ambos do PMDB. Neste ano, Maranhão assumiria como governador, dez meses após o início do mandato, após a morte de Mariz. Em 1998 ele disputaria novamente as eleições para ocupar a cadeira no governo do Estado, vencendo o pleito com 80% dos cotos válidos.

Caminhos para chegar ao Senado Federal em seu último mandato

José Maranhão em atividade de campanha, em 2014. Foto: Max Brito

A carreira de Maranhão no Senado Federal teve início em 2002, quando foi eleito o senador mais votado na Paraíba, com 831.083 votos. Quatro anos depois, nas eleições de 2006, Zé volta a concorrer ao Governo do Estado, sendo derrotado por Cássio Cunha Lima (PSDB). Porém, dois anos depois, em 2008, Cássio foi cassado e Maranhão assumiu novamente o comando da Paraíba.

Nas próximas eleições, ocorridas em 2010, Zé tentou a reeleição, mas foi derrotado por Ricardo Coutinho (PSB). Em 2014, foi indicado pelo seu partido como candidato a senador da República, cargo pelo qual se elegeu pela segunda vez com 647.271 votos (37,12% dos votos válidos).

Como senador, Zé Maranhão foi eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal em fevereiro de 2015 e permaneceu no cargo até dezembro de 2016. Estava exercendo o mandato até o momento em que foi infectado pelo novo coronavírus e internado em 29 de novembro de 2020.

Trajetória eleitoral de Zé

15 eleições concorridas. Destas, quatro foram para Assembleia Legislativa, três para a Câmara Federal, uma para vice-governador, mais quatro para governador, uma para prefeito e duas para senador. José Maranhão era o mais longevo político em atividade. Atualmente senador, apenas se afastou da política quando foi acometido pela Covid-19, falecendo nesta segunda-feira (8), em São Paulo.