Mantendo maior rede hospitalar do NE, PB foi Estado que menos recebeu do MS em 2018

A Paraíba é o Estado do Nordeste que menos recebeu recursos do Ministério da Saúde (MS) em 2018, porém, mantém a maior rede de serviços hospitalares da região. Somando Assistência Farmacêutica, Atenção Básica, Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Atenção Especializada, Gestão do SUS e Vigilância em Saúde, a Paraíba recebeu apenas cerca de R$ 195 milhões, o que representou 3,2% do repassado pelo MS para toda a região.

O valor representa pouco mais de 10% do que foi investido em recursos próprios, uma vez que o Governo do Estado desembolsou cerca de R$ 1,5 bilhão de seus cofres para o custeio, o que representou 12% de sua receita total líquida.

Rede estadual

O Governo do Estado gere atual 31 hospitais, 4 UPAs e vários centro especializados que podem ser conferidos abaixo.

Confira o quadro abaixo com dados da SES-PB:

ServiçoMunicípioAção
31 hospitais João Pessoa (05), Santa Rita (01), Itabaiana (01); Guarabira (01), Belém (01); Serraria (01); Solânea (01); Itapororoca (01), Campina Grande (01); Taperoá (01); Monteiro (01), Picuí (01); Santa Luzia (01), Aguiar (01); Patos (03); Itaporanga (01); Piancó (01); Pombal (01), Catolé do Rocha (01), Sousa (01) e Cajazeiras (01).Perfil de urgência e Emergência, Pediatria, materno-infantil, saúde mental, geral, neurologia e cardiologia, oncologia, infectologia e traumatologia. (obstetrícia)
04 UPAsSanta Rita, Guarabira, Princesa Isabel e Cajazeiras);Urgência e Emergência
01 Centro Especializado em Odontologia (Coca)João PessoaAtenção Odontológica
01 Banco de LeiteJoão PessoaAtenção materno-infantil
Hemorrede01 Hemocentro coordenador João Pessoa; 01 Hemocentro regional Campina Grande; 10 hemonúcleos nos hospitais e 01 agência transfusional (Itabaiana);Rede de sangue que atende toda a população do Estado com qualidade e segurança.
01 Reabilita – Centro Especializado em Reabilitação (CER IV)SousaAtenção a pessoa com Deficiência tipo IV ( deficiência visual, auditiva, motora e mental)
01 Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) –

 

João PessoaOncologia
01 Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)João PessoaVigilância em Saúde do Trabalhador
01 Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN – PB);

 

João PessoaVigilância em Saúde – Apoio ao diagnóstico no monitoramento das doenças e agravos de importância na Saúde Pública.
 Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD).João PessoaServiço de Referência para álcool e outras drogas
Atenção Farmacêutica – NAF e CEDMEX01 Núcleo de dispensação em cada Sede das Gerências Regionais de Saúde.Dispensação de medicamentos de alto Custo
11 Unidades de Saúde Prisional

 

João Pessoa (5); Campina Grande (2); Santa Rita (01); Patos (01), Cajazeiras (01); Guarabira(01)Atenção à saúde prisional
Agencia Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA)

 

João PessoaVigilância Sanitária
Serviço de Verificação de Óbito (SVO)

 

João PessoaVigilância em Saúde – Apoio ao diagnóstico no monitoramento das doenças e agravos de importância na Saúde Pública.
CEFORH

 

João PessoaCentro de Formação em Recursos Humano
Central de Transplante01 coordenador João Pessoa e 01 central regional em Campina GrandeApoio as ações relacionadas a transplante de órgãos e tecidos