Mamata em Dubai: brasileiros questionam comitiva de Bolsonaro e presença de Magno Malta

Outra presença que chamou atenção é a do vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira, do PRTB, mesmo partido do vice-presidente Hamilton Mourão

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está nos Emirados Árabes Unidos, participando da Expo Dubai 2020. Além de Bolsonaro, a comitiva é composta por outras 12 pessoas – nem todas com cargos no governo federal, o que tem gerado questionamento por parte de brasileiros.

Nas redes sociais, opositores do presidente estão usando a hashtag #MamataEmDubai para falar sobre a comitiva inchada de Bolsonaro – uma alusão ao termo utilizado com frequência pelo próprio presidente da República, “mamata”.

A maior surpresa é a presença do ex-senador Magno Malta, anteriormente aliado de primeira ordem do presidente. No entanto, depois que Malta não aceitou ser vice de Bolsonaro e tampouco conseguiu a reeleição em 2018, os dois estavam afastados.

Nas redes sociais, Malta tem feito uma intensa cobertura dos eventos da comitiva presidencial. O Yahoo! Notícias questionou a Secretaria de Comunicação sobre o motivo da presença de Magno Malta na viagem e se os custos estão sendo bancados pelo governo federal, mas não obteve resposta.

Outra presença que chamou atenção é a do vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira, do PRTB, mesmo partido do vice-presidente Hamilton Mourão, que não está na comitiva. Nikolas costuma expor nas redes posições conservadoras e, recentemente, declarou que se vacinou contra a covid-19 apenas por ter sido obrigado. O vereador tem aparecido em vídeos feitos pelo deputado federal, e filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Também fazem parte da comitiva o filho 01 do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ), e o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ). Há, ainda, sete ministros de Bolsonaro na viagem:

  • Paulo Guedes, da Economia
  • Mário Frias, da secretaria especial de Cultura
  • Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Internacional
  • Carlos Franca, das Relações Exteriores
  • Gilson Machado, do Turismo
  • Walter Braga Netto, da Defesa
  • Bento Albuquerque, de Minas e Energia

Do Yahoo!