Mais de 94% dos turistas que vistam a Paraíba pretendem retornar ao Estado

Não resta nenhuma dúvida de que a Paraíba é um lugar que encanta por suas belezas naturais, sua rica história e a hospitalidade do seu povo. A prova disso está nos 94,93% de turistas que pretendem retornar ao Estado, além dos 98,92% que indicariam a Paraíba como roteiro turístico. Os dados são do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB), divulgados na Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada junto aos turistas que visitaram o Estado durante os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

Do total de visitantes, 61,60% tiveram suas expectativas correspondidas após conhecer a Paraíba, e 36,10% afirmaram ter suas expectativas superadas. As expectativas ficaram abaixo do esperado apenas para 1,84%. Do total de entrevistados, 71,43% já vieram pelo menos uma vez à Paraíba, enquanto 28,57% estiveram no Estado pela primeira vez. Serviços turísticos

Os serviços turísticos compreendem um amplo conjunto de atividades nos mais diversos segmentos. O objetivo principal desse tipo de serviço é facilitar o acesso e uso dos equipamentos de infraestrutura turística. Para os turistas, a receptividade dos paraibanos foi o destaque, considerada ótima ou boa por 97,38% dos entrevistados.

A gastronomia teve a mesma classificação por 95,81%, seguido pela qualidade das instalações de hospedagem (92,77%) e pelo serviço dos guias de turismo (91,36%). Em contrapartida, foram verificadas insatisfações na sinalização turística nas estradas, consideradas ruim ou péssima por 12,89% dos visitantes, e nos preços dos restaurantes, bares e lanchonetes, classificados igualmente por 6,22%. Infraestrutura, comunicação, limpeza, saúde e transporte público

Na Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, os turistas também avaliaram aspectos relacionados aos serviços oferecidos pelos poderes públicos, como a sinalização urbana, segurança, serviços de telecomunicação, transporte, saúde pública e limpeza da cidade. Neste aspecto, todos os itens analisados obtiveram avaliação “ótimo ou bom” acima de 60%, com exceção do transporte público, que atingiu 53,92% dos entrevistados nestas classificações.

Serviços bem avaliados

Os melhores índices de avaliação nos níveis “ótimo ou bom” foram registrados nos serviços de táxi (80,76%), sinalização urbana (79,46%) e segurança pública (73,43%). Apesar da boa avaliação, os serviços citados acima vêm, nos últimos três anos consecutivos, registrando retração na avaliação de ótimo ou bom e elevando a avaliação de regular. Ainda sobre os serviços citados acima alguns turistas insatisfeitos citaram algumas queixa. No caso do serviço de táxi, as principais foram a falta de conhecimento dos taxistas em relação aos locais de destino dos passageiros e a ausência de GPS para orientá-los.

Na área de sinalização urbana, as principais críticas foram direcionadas à falta de placas no Centro de João Pessoa e em alguns bairros da periferia. Já no que diz respeito à segurança pública, os turistas avaliaram como pequena em alguns pontos da cidade, principalmente, no período noturno no Terminal de Integração do Varadouro e na orla de Cabo Branco e Tambaú. Pontos positivos e negativos apontados pelos turistas

As praias foram o ponto positivo mais comentado pelos visitantes, com 56,76% das citações. Em seguida aparece a receptividade do povo paraibano (14,60%), Pôr do Sol em Jacaré (10,94%), o passeio no calçadão da orla de Tambaú e Cabo Branco (9,92%), praias do litoral sul (8,90%) e a tranquilidade da cidade de João Pessoa (8,87%).

Pontos negativos

Em contrapartida, os turistas destacaram os principais pontos negativos durante sua estadia. Entre estes, o principal foi a falta de placas de sinalização turística, sobretudo na Rodovia PB008, indicando as praias do Litoral Sul da Paraíba, apontado por 21,90%. Em seguida, aparece a demora dos atendentes em alguns bares e restaurantes da RMJP (9,52%), poucas lixeiras nas praias do Litoral Sul, pontos turísticos e na orla marítima de João Pessoa (8,33%) e a falta de plataforma de embarque e desembarque no aeroporto (6,90%). Perfil do turista

Segundo os dados da Fecomércio, 51,15% dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão são mulheres. Do total, 45,62% são solteiros, 45,01% casados, 5,68% divorciados e 3,53% são viúvos. Em relação à faixa etária, a maioria tem entre 26 e 30 anos (31,64%), seguidos pelos que têm idade entre 46 e 59 anos (24,27%), 36 a 45 anos (21,04%) e de 18 a 25 anos (15,82%). Vale lembrar que 7,22% dos entrevistados possuem acima de 60 anos.

Em relação à renda, os que ganham até dois salários mínimos representam a maioria, com 21,35% dos entrevistados, seguido pelos que ganham entre 4 e 7, com 20,89%; entre 3 e 4, com 18,59% e os que ganham acima de 10 salários mínimos, com 13,82%. Neste aspecto, é importante ressaltar que 11,67% afirmaram não possuir rendimentos, representados pelos turistas que não tem ocupação remunerada ou estão fora do mercado de trabalho, são dependentes financeiros do cônjuge ou são estudantes. Em relação à escolaridade, a maioria dos entrevistados possui ensino superior completo, representando 42,70% do total, seguido por ensino médio completo (21,04%) e superior incompleto (14,59%). Já em relação à ocupação, 27,65% são funcionários públicos, 27,19% são de empresas privadas e 16,28% são autônomos ou profissionais liberais. Os estudantes representam 11,21% do total.

Fonte de turistas

O Nordeste continua sendo a principal fonte de turistas que visitam João Pessoa, responsável por 46,85% dos visitantes. Destes, 38,36% são de outras cidades paraibanas, seguidos pelos turistas de Pernambuco (22,30%), Alagoas (10,49%) e Rio Grande do Norte (10,16%). Em relação às regiões, os turistas do Sudeste aparecem em segundo lugar (32,72%), seguidos pelo Centro-Oeste (10,60%), Sul (4,45%) e Norte (3,84%). Os turistas estrangeiros representam 1,54%, oriundos de países como Argentina, Estados Unidos, Portugal, Bolívia e China.

Do total de visitantes, 49,80% chegaram à capital de avião, 29,49% de ônibus e 15,05% de automóvel particular. Em relação aos meios de hospedagem, a maioria optou pela rede hoteleira (49,01% dos entrevistados), sendo que 28,42% se hospedaram em hotéis e 13,21% optaram pelas pousadas. Bem próximo ao número da rede hoteleira, a casa de amigos ou parentes foi responsável por hospedar 44,39% dos turistas. A maior parte dos visitantes (46,24%) veio à RMJP acompanhado pela família, enquanto 35,18% vieram sozinhos, 16,28% em grupos e 2,30% acompanharam alguma excursão.

O tempo médio de permanência do turista na região metropolitana é de dez dias, e a maioria permanece entre cinco e doze dias. O gasto médio constitui outro dado importante, e a pesquisa destacou que, por dia, o turista gasta, em média, R$134,23, um crescimento de 14,49% na comparação com os dados do ano passado. O maior gasto do turista na RMJP foi com alimentação (33,66%), seguido por hospedagem (25,94%) e diversão (23,56%). Metodologia

A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa foi realizada no período de 26 de dezembro a 15 de janeiro, sendo levantada uma amostra de 651 turistas, consultados de forma aleatória, em diversos pontos da RMJP, a exemplo do aeroporto, terminal rodoviário e nos diversos pontos turísticos instalados nas cidades que compõem a RMJP, com destaque para a cidade de João Pessoa.

Respaldado no conceito de turista estabelecido pela Organização Mundial de Turismo – OMT, nessa pesquisa foram consideradas turistas as pessoas não residentes na Região Metropolitana de João Pessoa e que permaneceram na área pesquisada por pelo menos 24 horas, ou seja, passaram pelo menos um pernoite e tendo como a finalidade realizar passeios, negócios, participar de eventos, tratamento de saúde ou visitar parentes e amigos.