Mais de 94% dos municípios da PB têm a administração pública como atividade com maior participação no PIB

Cerca de 94,2% dos municípios paraibanos têm a administração pública como principal atividade, ou seja, com maior participação no valor adicionado bruto, de acordo com os dados de 2017. Essa categoria inclui atividades de administração, defesa, educação e saúde públicas, assim como seguridade social.

O valor adicionado bruto engloba a quantia que a atividade agrega aos bens e serviços consumidos durante o processo produtivo e, assim, forma uma contribuição ao PIB. O cálculo considera a diferença entre o valor bruto da produção e o consumo intermediário absorvido.

Dos 223 municípios paraibanos, apenas 13 não têm a administração pública como a atividade com maior participação no valor adicionado bruto, conforme o levantamento do instituto, o que indica uma dependência, no estado, desse setor.

Entretanto, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Conde, Bayeux, Cajazeiras, Guarabira, Patos, Sousa e Monteiro essa posição é ocupada por “demais serviços”. Essa classe inclui atividades como transporte, armazenagem e correio; alojamento e alimentação; educação e saúde privadas; financeiras, de seguro; e artes, cultura, esporte e recreação.

Já em Alhandra e Cabedelo a predominância no PIB é de atividades de comércio (denominada como “comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas”), enquanto que em Serra Grande é o único município paraibano onde predomina a atividade de “produção florestal, pesca e aqüicultura”. Em Mataraca, a atividade com maior valor adicionado bruto é a de “eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação”, devido ao parque eólico existente no município.