Mais de 500 mulheres vítimas de violência são atendidas em CG no ano passado

O Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, instalado em Campina Grande, atendeu 507 mulheres em situação de violência em 2015. Um aumento de 38,47% em relação à quantidade de mulheres atendidas em 2014.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, o serviço do Governo do Estado é referência para atendimento das cidades da região da Borborema e interior do Estado. O órgão integra a política de assistência e prevenção à violência contra as mulheres.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, avalia que o serviço foi consolidado e o aumento do número de atendimentos significa um avanço na execução da política de enfrentamento à violência contra a mulher.

Além do atendimento psicossocial e jurídico, a equipe do Centro de Referência também visita cidades para fazer palestras e fortalecer a rede de atendimento. Desde que foi inaugurado, em 12 de dezembro de 2012, foram feitas visitas em 18 cidades e 5.611 pessoas foram atendidas. A maioria dos casos é de vítimas de violência física seguida de psicológica.

“A equipe visita e capacita equipes dos municípios para a identificação dos casos de violência doméstica e sexual, articula a Rede Local de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e encaminha as pessoas para a Casa Abrigo Aryane Thais, em João Pessoa”, explica a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

O serviço foi instituído por meio do Convênio 073/2010, parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e a Secretaria Especial de Política Pública (SPM) da Presidência da República.

Informações sobre o atendimento podem ser obtidas na Rua Pedro I, 558, no Bairro São José, em Campina Grande. Telefone: 3342-9129.