O secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, junto com a equipe da SES, visitou os locais de vacinação nos municípios de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita. Ele falou da importância do trabalho em parceria. “O Dia D é uma chance de avançarmos com os reforços contra a pandemia e o estado não pode fazer isso de forma isolada. A participação dos municípios é essencial para que o trabalho saia a contento”, enfatizou.
Em Cabedelo, a vacinação aconteceu no Cabedelo Club. Antes de ir trabalhar, o vendedor Gedean de Oliveira levou as duas filhas adolescentes, Jennyfe Lima, de 14 anos, e Estefane Lima, de 12 anos, para tomarem a segunda dose. “A gente percebe que, depois da vacina, os casos diminuíram. Isso quer dizer que está dando certo. Na minha família todo mundo foi vacinado”, declarou.
Para a auxiliar de serviços gerais Márcia Gonzaga, de 41 anos, que também chegou cedo para se vacinar, a prevenção é muito importante. “A vacina não impede que a gente pegue a doença, mas o risco é bem menor”, observou.
No Mangabeira Shopping, em João Pessoa, onde teve ponto de vacinação, o movimento estava bem intenso, mas Ronaldo Gomes, de 58 anos, não se incomodou em esperar. Ele foi tomar a terceira dose. “A vacina é muito importante pra barrar essa doença que não está de brincadeira”, alertou.
Na cidade de Santa Rita, o Dia D aconteceu em quatro lugares: CER, PAM e nos Conjuntos Eithel Santiago e Marcos Moura. O movimento estava bem tranquilo. “Rotineiramente, fazemos aqui um trabalho com várias ações, a exemplo de vacinação noturna nas comunidades e utilizamos muito as redes sociais, carros de som, folders, tudo para chamar a atenção da população. Ainda fazemos a busca ativa pelos usuários acamados e pessoas com dificuldades de locomoção”, pontuou o secretário de saúde do município, Luciano Carneiro.
Quantidade de doses administradas
2.231 doses administradas em pessoas com idade maior ou igual a 18 anos, para a 1ª dose;
12.295 doses administradas em pessoas com idade maior ou igual a 18 anos, para a 2ª dose;
12.481 – doses administradas em pessoas com idade maior ou igual a 18 anos, para o reforço;
539 doses de Janssen administradas em pessoas com idade maior ou igual a 18 anos, para reforço;
3.004 doses administradas em pessoas com idade maior ou igual a 12 e 17 anos, para a 1ª dose;
8.896 doses administradas em pessoas com idade maior ou igual a 12 e 17 anos, para a 2ª dose;
10.886 doses aplicadas pelo município de João Pessoa.
201 municípios participaram do Dia D.