Mais de 40% dos municípios da PB aderem ao consórcio para compra da vacina

Prazo para adesões encerrou hoje. Entre as cidades interessadas estão João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Guarabira, Cabedelo, Cajazeiras

Na Paraíba, 44,3% dos municípios demostraram a intenção de fazer parte do consórcio da Frente Nacional de Prefeitos, para a compra de vacinas contra a Covid-19. Ao todo, 99 prefeituras manifestaram o desejo de fazer parte da aliança dos gestores municipais paraibanos para a aquisição do imunizante, na manhã desta sexta-feira (5).

O prazo para adesões encerrou às 12h00 de hoje. Entre os municípios interessados estão João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Guarabira, Cabedelo, Cajazeiras. Adquirindo as vacinas os gestores pretendem acelerar a imunização da população contra a Covid-19.

O presidente da Frente, Jonas Donizette, anunciou que a´ entidade vai produzir um modelo de projeto de lei para os prefeitos enviarem às câmaras de vereadores. A expectativa é que o consórcio saia do papel ainda este mês.

Sobre a origem de verbas para o consórcio, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, afirmou que existem três possibilidades. A primeira é conseguir o dinheiro com o governo federal; a segunda é que organismos internacionais financiem a compra de vacinas e insumos; e a terceira origem de recursos poderia ser a partir de uma articulação de investidores brasileiros, liderados pela empresária Luiza Trajano, para levantar verbas no setor privado.

Veja lista de municípios