Mais de 4 mil idosos acamados completam esquema vacinal contra Covid-19, em JP

Saúde orienta aos imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local para fins de comprovação

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Central de Imunobiológicos (Rede de Frio) e das Unidades de Saúde da Família (USF), vacinou 4.236 idosos acamados contra Covid-19. Para este grupo, as equipes seguem vacinando os usuários cadastrados nos serviços, com a terceira e quarta dose. A D4 está sendo administrada apenas nos indivíduos imunossuprimidos, que tenham recebido a terceira dose há pelo menos 120 dias.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que integra o Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, e tem a finalidade de trabalhar a desospitalização, diminuindo o tempo de permanência nos hospitais e nas unidades de pronto atendimento, por meio de um cuidado integral e humanizado no ambiente domiciliar. Ou seja, atende pacientes que podem receber alta do hospital, porém necessitam da continuidade dos cuidados em casa. Atualmente, o serviço possui cerca de 300 pacientes cadastrados.

“Além dos usuários assistidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar, recebemos as demandas de todo município de João Pessoa para vacinação que previne contra Covid-19 e Influenza, na época de campanha; Seja das pessoas assistidas pela rede privada ou do Sistema Único de Saúde, domiciliados e hospitalizados”, informou Fernando Virgolino, chefe da seção de Imunização da Prefeitura. “Agora, para este grupo, já começamos a aplicação da quarta dose de indivíduos imunossuprimidos, complementando o reforço na imunização”, acrescentou.

A Secretaria de Saúde orienta aos imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local para fins de comprovação.

Documentação exigida

Para receber a primeira dose da vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos. Já crianças de 5 a 11 anos não precisam de agendamento.

Dúvidas

A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagem via Whatsapp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: vacinajp@gmail.com.