Maioria dos atendimentos do Samu foi por consumo excessivo de álcool

O consumo excessivo de álcool liderou o número de atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de João Pessoa durante as festividades do Folia de Rua e Carnaval Tradição. Foram registrados 139 atendimentos nos sete dias do Folia de Rua e apenas 19 durante o Carnaval Tradição, desse total 116 estavam relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 52% dos atendimentos foram prestados a mulheres com idades entre 18 e 39 anos.

Segundo levantamento, a maioria dos casos clínicos foi pelo consumo excessivo de álcool e mal estar. Já os atendimentos considerados pelo serviço como causas externas, provenientes de cortes, contusões ou quedas, foram 42 casos.

Com um posto médico montado nas proximidades dos blocos e também no Carnaval Tradição, 85% dos casos foi resolvido no próprio local. Vinte e três pessoas foram encaminhadas para as unidades da rede pública de saúde, como Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Instituto Cândida Vargas (ICV), Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), Hospital Edson Ramalho e São Vicente de Paula.