Maia vê paraibano como melhor opção para derrotar candidato de Bolsonaro

Jornalista Gerson Camarotti revela que Aguinaldo Ribeiro é o mais bem cotado para disputar a presidência da Câmara dos Deputados com Arthur Lira

Reportagem publicada na manhã desta sexta-feira (11) no blog do jornalista Gerson Camarotti, no G1, revela que o deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) tem sido visto como a melhor opção do grupo do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para derrotar o deputado Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Casa. O parlamentar alagoano é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Clique aqui ou leia abaixo a matéria completa no blog do Camarotti.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os dirigentes partidários que o apoiam (MDB, DEM, PSL, PSDB, CIDADANIA e PV) se reúnem nesta sexta-feira (11) em São Paulo para definir o candidato do bloco na disputa pela presidência da Casa.

São dois os nomes principais. De um lado, o presidente do MDB, Baleia Rossi (SP); de outro, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Quem também corre por fora é Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, que conta com a simpatia do bloco da oposição.

A cúpula do Democratas lançou uma ofensiva para convencer Maia de que o melhor nome é o de Baleia Rossi. Entendem que, se DEM apoiar o nome do MDB na Câmara, poderá conseguir a reciprocidade no Senado. Hoje o MDB do Senado ainda resiste em apoiar o nome de Rodrigo Pacheco (MG), esperança do DEM para manter uma das Casas. Os emedebistas reivindicam a presidência por terem a maior bancada no Senado.

O obstáculo para essa costura está em Maia que enxerga em Aguinaldo Ribeiro o melhor nome para derrotar o candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL). Aguinaldo, do Progressistas, mesmo partido de Lira, é considerado um nome com mais trânsito na oposição. Outro nome com entrada na oposição, Marcos Pereira, ainda não foi descartado, só que frustrou alguns aliados do grupo ao decidir só entrar no bloco se for o candidato escolhido.

A disputa entre os três nomes ainda está aberta e começará a ser definida nesta reunião dos dirigentes partidários em São Paulo. A expectativa é de que o nome seja escolhido até sábado (12).

Do G1