Veja: Lula tem 12 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro

Pesquisa da consultoria Ideia Big Data para a revista “Veja”, divulgada nesta sexta-feira (27), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder na pesquisa estimulada, com 29% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 17%. A diferença entre eles é de 12 pontos percentuais.

Marina Silva (Rede) aparece na pesquisa com 10% das intenções de voto, enquanto Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) têm 7% cada um. Alvaro Dias (Pode) responde por 4% da preferência do eleitorado.

Na pesquisa espontânea, Lula lidera com 17%, também com Bolsonaro na sequência, com 14%. Ciro vem logo depois, com 2%.

A revista Veja compara os dados com a última pesquisa Datafolha, de junho, para destacar que Bolsonaro aumentou dois pontos percentuais na pesquisa espontânea.

Segundo o levantamento, 43% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar em outubro.

Ideia Big Data e Datafolha usam metodologia semelhante, com entrevistas presenciais feitas em pontos de fluxo. Para o levantamento da Ideia, foram ouvidas 2.036 pessoas, entre 20 e 23 deste mês. A margem de erro é de 2,67 pontos percentuais.

Cenário sem Lula

A pesquisa apurou que um candidato do PT indicado por Lula começaria na disputa já com 9% das intenções de voto – mais do que têm hoje nesse cenário Ciro (7%) e Alckmin (6%), por exemplo. O líder seria Bolsonaro (19), seguido por Marina Silva (11%).

A pré-candidata do Rede é quem mais se beneficia da saída de Lula do páreo, segundo a pesquisa. Quando Fernando Haddad é testado como nome do PT, Marina passa de 10% (do cenário estimulado e com Lula) para 13%. Se o candidato petista é Jaques Wagner, Marina chega a 14%, contra 30% do candidato do PSL.

Segundo turno

Lula é o único que vence Bolsonaro nos cenários testados pelo ideia Big Data. O petista tem 37%, contra 30% do candidato do PSL.

Marina e Alckmin têm pequena vantagem sobre Bolsonaro, mas dentro da margem de erro. A presidenciável do Rede tem 30%, contra 28% de Bolsonaro. O tucano tem 26% ante 25% de Bolsonaro.

Numa simulação de Bolsonaro contra Ciro, o candidato do PSL tem 27% contra 25% do pedetista – também dentro da margem de erro. As informações são do site Valor Econômico.