Local onde será o Parque Tecnológico recebe visita técnica de gestores estaduais

De acordo com o secretário Cláudio Furtado, o ambiente vai reunir empresas e instituições integrantes do ecossistema de inovação

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado; o executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; e o Presidente da Fapesq-PB, Roberto Germano, acompanhados de equipes técnicas, realizaram, nessa quarta-feira (6), visita técnica ao prédio do antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro Histórico da Capital, onde será instalado o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, em João Pessoa.

De acordo com o secretário Cláudio Furtado, o ambiente vai reunir empresas e instituições integrantes do ecossistema de inovação. A estrutura possibilitará o avanço na produção tecnológica da Paraíba, com base na tríplice hélice na qual estão presentes na realização dos projetos de âmbito governamental, produtivo e acadêmico.

A existência de um local como este é uma demanda antiga da comunidade de Tecnologias da Inovação e Comunicação e consta no plano de governo do governador João Azevêdo. O Decreto 40.976, tornando de Utilidade Pública para fins de Desapropriação do Prédio Histórico do antigo Colégio das Neves, foi publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (4). O governador /joão Azevêdo lança oficialmente o projeto, na próxima semana.

O secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, destaca que com a revitalização do prédio, o local, que é um ponto turístico, será valorizado e promoverá um equilíbrio entre as atrações da praia e do Centro Histórico.

A Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia constituiu, em novembro do ano passado, um Grupo de Trabalho que estuda aspectos a respeito da natureza jurídica, o conteúdo  e o modelo de gestão do polo.

Para o presidente da Fapesq, Roberto Germano, o local é o ambiente perfeito para o desenvolvimento e execução de programas de inovação como o Tecnova e o Centelha na Paraíba, os quais possuem as características dos projetos que serão incubados no polo em construção.