Livro sobre Mestre Galdino será lançado na Fundação Casa de José Américo

O livro “A Escultura Grotesco-Fantástica de Mestre Galdino – Configurações do Imaginário na Cerâmica Popular Pernambucana”, do médico Emmanuel Ponce de Leon Júnior, será lançado na próxima sexta-feira (29), às 19h, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. Com prefácio do crítico de arte João Batista de Brito, e selo da Ideia, a obra será apresentada pelo jornalista Evandro Nóbrega.

Segundo o autor, o objetivo do trabalho é o resgate da memória artística do mestre da cerâmica figurativa pernambucana. “A nossa intenção é escrever sobre Mestre Galdino que ousou modelar a sua arte, no sentido oposto à realizada por Mestre Vitalino e seus seguidores, no Alto do Moura, cercanias de Caruaru”, explica Emmanuel.

João Batista evidencia que não se pode falar em arte popular no Brasil, sem mencionar o Mestre Galdino (Manuel Galdino de Freitas,1928-1996), destacando que o ceramista, poeta e cordelista do Alto do Moura, Pernambuco, ao falecer, deixou vasta obra para a posteridade apreciar e louvar.

Segundo João Batista, Emmanuel Ponce de Leon é um “apaixonado pela obra do Mestre, há muito tempo, e assumiu essa missão de apreciar e louvar, além de dar-se ao luxo de exibir em casa, vasta coleção de esculturas populares, entre as quais a do Mestre admirado”.