Live do Sebrae Paraíba dá dicas para donos de pequenos negócios

Foto: Ilustração

Considerada a data mais importante do primeiro semestre para o Varejo e que perde em faturamento apenas para o Natal, o Dia das Mães deste ano será diferente por causa das medidas de isolamento e distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus (Covdi-19). Para ajudar os empreendedores neste período a garantir as vendas da data comemorativa, o Sebrae Paraíba promoveu uma transmissão ao vivo nessa terça-feira (28) com o gerente de parcerias da Cielo, Daniel Lanças, com dicas sobre o uso das redes sociais para vender.

Para assistir o conteúdo, na íntegra, basta acessar o vídeo publicado na página do Sebrae Paraíba no Youtube. De acordo com o gerente de parcerias da Cielo, em geral, os setores com maior destaque nessa data são o de roupas, calçados e acessórios, perfumes, cosméticos, chocolates, flores, maquiagem, ida a restaurantes e utensílios de cozinha. “Sabemos que o consumo precisará ocorrer de forma diferente este ano, por meio de serviços de entrega, inclusive dos restaurantes, já que os clientes poderão sim optar por um almoço especial com sua família, mas por meio do delivery”, afirmou.

Segundo Daniel Lanças, o atual período de pandemia já registrou um aumento de 40% nas vendas do e-commerce, conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Neste sentido, a principal dica dada aos empreendedores durante a participação da live do Sebrae para vender neste período foi usar as redes sociais. “As redes sociais não devem se resumir a uma ferramenta para vendas, mas também devem ser aproveitadas como vitrine de produtos, ambiente para relacionamento com clientes e meio de apresentar todos os cuidados que estão sendo tomados para garantir a higiene, desde a produção até o envio do que está sendo produzido. É necessário criar um ambiente aconchegante para o cliente, que permita manter a proximidade existente na loja física, deixando o negócio da memória do consumidor”, destacou.

Para isso, é importante ter informação cadastral dos clientes, para fazer ofertas ativas a cada um. Além disso, também é interessante, conforme o gerente de parcerias da Cielo, catalogar os produtos, ou seja, fazer imagens do que está à venda e publicar nas redes sociais. Ainda, o gerente abordou as facilidades da Cielo para vendas à distância pelas redes sociais, com o uso de uma ferramenta chamada ‘super link’, considerada uma forma de aceitar pagamento em cartão sem a necessidade da maquineta.

“O super link facilita a venda por aplicativo de mensagens, e-mail e redes sociais. Para isso, basta criar um link de pagamento com todos os detalhes do seu produto ou serviço. É um processo simples e rápido, feito em dois minutos. O cliente seleciona o produto que está vendendo, o valor e se quer utilizar o frete, gerando o link de pagamento, que pode ser encaminhado para pagamento por SMS, WhatsApp, e-mail e redes sociais para que seus clientes possam inserir seus dados, inclusive de entrega, e fazer o pagamento. O super link aceita pagamento com cartões de crédito e débito, também na modalidade parcelada”, explicou Daniel Lanças.

A analista técnica do Sebrae Paraíba, que fez a mediação da transmissão ao vivo, Bera Wilson, frisou a necessidade de se reinventar, de modo criativo, neste período de pandemia do coronavírus. “O que recomendamos é aproveitar a data, uma das melhores do ano, para explorar as vendas entre os principais setores envolvidos, a exemplo de perfumaria e serviços de beleza. Os empreendedores podem oferecer vouchers ou pacotes especiais para o Dia das Mães, criando promoções que possam ser utilizadas tanto durante o isolamento social quanto depois desse período”, frisou.

Comente