Lideranças do Sicredi se reúnem na cidade de Sousa para debater o fortalecimento do cooperativismo de crédito na Paraíba

A cidade de Sousa foi a escolhida por líderes do Sicredi na Paraíba para sediar fórum, neste sábado (02). O evento vai reunir as lideranças estaduais e nacionais do cooperativismo do Sistema Sicredi para um encontro que visa o fortalecimento do cooperativismo de crédito no Estado. O fórum será realizado no Teatro Municipal, e a participação é exclusiva para os diretores.

Segundo os organizadores, solidificar o cooperativismo, debater os caminhos futuros, oportunizar o debate e a troca de ideias entre os participantes, além de trazer nomes de destaques para falar sobre o futuro, estão entre os objetivos do evento que vai contar com a participação de conselheiros e dirigentes das cooperativas regionais, além dos representantes nacionais, como o diretor executivo de Produtos e Negócios do Sicredi, Odair Dalagasperina, e o superintendente da Fundação Sicredi, Romeo Balzan.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2.200 agências, 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, tendo como compromisso principal o crescimento de seus associados e o desenvolvimento das regiões onde atua. As cooperativas possuem um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, que exercem o papel de donos do negócio, além disso, a cooperativa ainda disponibiliza mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Na Paraíba, o Sicredi tem crescido de forma exponencial, possuindo hoje mais de 51 mil associados, segundo dados de maio de 2022. De acordo com seus gestores, a educação e o debate franco são os fatores importantes para a construção de novos caminhos, alianças e, sobretudo, do fomento ao crédito em melhores condições aos associados de todas as regiões.

“O Cooperativismo na Paraíba está em forte expansão, e com excelentes oportunidades de crescimento. No estado mais de 50% dos municípios não possuem nenhuma agência/postos de atendimento físicos, deixando a população daquele município sem acesso aos serviços financeiros. O Banco Central vê as cooperativas de crédito como agentes de inclusão financeira, onde somente elas conseguem alcançar as mais remotas regiões, em virtude do seu propósito de gerar prosperidade nos locais onde atua. Dessa forma, são muitas as oportunidades para o cooperativismo crescer na Paraíba e fazer a diferença na vida de mais pessoas”, explica o superintendente Romeo Balzan.