Leitos de enfermaria no SUS para Covid estão com lotação máxima em BH

Os leitos de enfermaria para Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), em Belo Horizonte, chegam à lotação máxima, segundo boletim divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (4). O índice total está em 75,1%, nível vermelho de alerta. A ocupação de leitos de UTI está em 64,1% e o número médio de transmissão por infectado (RT) alcançou 1,17.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disse que “pacientes com quadros gripais, ainda sem resultado para a Covid-19, também podem estar internados nas enfermarias, pois os sintomas são muito parecidos”.

Onze pessoas estariam à espera de uma vaga. São 220 leitos para 231 pacientes. O número de vagas é o mesmo desde o dia 18 de dezembro.

Ao ser perguntada se pessoas com sintomas respiratórios poderão buscar por atendimento, mesmo com a lotação, e onde estariam os 11 pacientes que aguardam vaga, a prefeitura disse que:

“A taxa de ocupação de UTI Covid acima de 100% apresentada no Boletim Epidemiológico e Assistencial não indica que o número excedente represente fila. Segundo as instituições de saúde que repassam os dados à Secretaria Municipal de Saúde para o acompanhamento da taxa de ocupação, estes pacientes além dos 100% estão internados nos hospitais utilizando todos os recursos que um paciente com esse perfil necessita, como insumos e equipamentos”.

Fila para entrar no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (4) — Foto: Reprodução/TV Globo

Fila para entrar no Centro de Saúde Nossa Senhora Aparecida, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (4) — Foto: Reprodução/TV Globo

Ainda segundo o comunicado, a capital mineira tem 296.207 casos confirmados da doença e registrou, desde o início da pandemia, 7.096 mortes.

A ocupação é consequência da alta procura de pacientes com sintomas respiratórios nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O g1 vem mostrando, ao longo das últimas duas semanas, o desespero de várias pessoas que passam horas a espera de um médico.

Vacinados

Segundo boletim de segunda-feira (3), Belo Horizonte completou 100,5% de vacinados com a 1ª dose ou dose única. O número de vacinados com a 2ª dose é de 93%, e com a dose de reforço ou adicional de 24,2%.

Do G1.