O projeto de lei que institui 2019 como o “Ano Jackson do Pandeiro” foi sancionado e publicado no semanário oficial da Prefeitura Municipal de Campina Grande. A lei, de autoria do vereador Renan Maracajá, prevê uma série de homenagens do dia 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2019, com atividades que envolvam pesquisa, vídeos, documentários, fotos, arte, música, fatos e tudo mais que possibilite maior conhecimento sobre a expansão, resgate da obra e da vida do Rei do Ritmo.

A lei decreta que Prefeitura Municipal, todas as secretarias e a Câmara Municipal de Campina Grande, utilizem o logotipo oficial ou referências a ‘’2019 – Ano Jackson do Pandeiro” em todo e qualquer material de expediente, seja graficamente impresso ou eletrônico no decorrer do ano de 2019. O poder executivo coordenará ainda a programação dos eventos institucionais comemorativos ao centenário junto às escolas públicas municipais.

Saiba mais 

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, nascido em Alagoa Grande, 31 de agosto de 1919, falecido em Brasília no dia 10 de julho de 1982, aos 62 anos. Foi cantor e compositor de forró e samba brasileiro, se destacando pela habilidade com o pandeiro e como letrista de inúmeros sucessos como baião, xote, xaxado, coco e outros, marcando época por sua versatilidade e talento, cuja discografia registra mais de 300 músicas. A obra de Jackson do Pandeiro é ainda hoje uma rica referência em várias partes do mundo, se constituindo num importante divulgador de Campina Grande, não apenas por onde passava, mas, principalmente por imortalizar esta cidade nas letras das suas músicas.