Lei obriga execução de hinos do Brasil e da PB em eventos esportivos no estado

Vai ter hino do Brasil e da Paraíba a partir do Campeonato Paraibano de 2020. É que a Lei que obriga a execução dos cantos entrou em vigor nesta quinta-feira, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado. O projeto foi idealizado pelo deputado Cabo Gilberto (PSL-PB) e aprovado na Assembleia Legislativa, incluindo o atual presidente, Adriano Galdino (PSB-PB). Sendo assim, competições esportivas terão que executar Hino Nacional e o do estado da Paraíba antes de cada disputa.

O Diário Oficial do Estado é específico: é obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Estado da Paraíba na abertura de todas as competições esportivas realizadas no Estado, assim como antes de todas as partidas de futebol profissional realizados em solo paraibano.

Proposta do deputado Cabo Gilberto passa a ser Lei a partir desta quinta-feira — Foto: Reprodução / Diário Oficial do EstadoProposta do deputado Cabo Gilberto passa a ser Lei a partir desta quinta-feira — Foto: Reprodução / Diário Oficial do Estado

Em outros estados do país, a execução dos hinos já é uma prática comum. Em jogos do Campeonato Brasileiro, por exemplo, acontece há vários anos. Na Paraíba, o Hino Nacional era executado nas partidas consideradas mais importantes do calendário no ano.

No entanto, como a legislação não especifica qual o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei, existe a possibilidade de que os eventos esportivos pelo estado permaneçam como são na atualidade. Ou seja, o hino permaneceria sendo executado nas partidas mais importantes do calendário esportivo. As informações são do Globo Esporte PB.

Comente