Justificativa de Vitor Hugo, boletim de Cabedelo apresenta ’13 milhões de curados’ da Covid-19

Taxa de curados foi argumento do prefeito Vitor Hugo para desrespeitar recomendação do Ministério Público da Paraíba e manter reabertura do comércio em meio à pandemia

Prefeitura de Cabedelo passa a transmitir licitações ao vivo pela internet
Vitor Hugo, prefeito de Cabedelo - Foto: Divulgação

O município de Cabedelo teria 13,8 milhões de curados da Covid-19, de acordo com a plataforma oficial do coronavírus no site da Prefeitura. O número está equivocado, já que a população da cidade portuária é algo em torno de 67,7 mil habitantes, conforme dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Taxa de curados foi argumento do prefeito Vitor Hugo (DEM) para desrespeitar recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e manter reabertura do comércio em meio à pandemia.

+ Vitor Hugo ignora MPPB e confirma a reabertura do comércio em Cabedelo

O gestor decidiu reabrir o comércio a partir desta segunda-feira (29), locais como bares, restaurantes, academias, salões de beleza estão com a reabertura permitida. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou que o isolamento social fosse mantido e a reabertura do comércio fosse barrada em Cabedelo, o gestor, entretanto, desrespeitou a recomendação e tenta provar para o MP que há condições, baseado em dados, que possibilite a reabertura segura.

Cabedelo não conta com nenhum leito de UTI e é a quarta cidade da Paraíba com mais casos registrados do novo coronavírus. São 1.767 infectados na cidade.

Argumento sob suspeita

A taxa de recuperados foi um dos argumentos apresentados, em um vídeo publicado nesta manhã, por Vitor Hugo para contrariar a recomendação do MP. Porém, o que se observa no boletim diário oficial da Prefeitura, é um número total defasado e fora da realidade. Curiosamente, somente o número de recuperados é que apresenta desconexão real de dados.

O número de casos confirmados é de 1.767, já os descartados são 1.392, além de 3.964 suspeitos e 14 mortes.

+ Manaíra Shopping vai abrir mais de 70 lojas por estar dividido entre João Pessoa e Cabedelo

A reportagem do Paraíba Já entrou em contato com a Secretaria de Saúde, através do contato disponibilizado no site da prefeitura, mas a ligação não foi completada. Também contactamos o telefone principal da prefeitura, mas apesar de chamar a ligação não foi atendida.

Polêmica do Manaíra Shopping

O Manaíra Shopping, dividido entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo, vai abrir mais de 70 lojas e nove âncoras a partir do dia 1º de julho, depois de mais de cem dias com as portas fechadas. Nesta primeira etapa de reabertura do shopping, apenas as lojas de Cabedelo serão abertas ao público, devido à flexibilização anunciada pelo município na última sexta-feira (26).

Para a abertura, o shopping adotou cerca de 40 ações de prevenção, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Governo Federal, Governo Estadual e prefeituras municipais. As lojas que ficam do lado da cidade de João Pessoa permanecerão fechadas para o público presencial, mas com os serviços de delivery e drive-thru.

Comente