Justiça realiza audiência para discutir fim da greve dos motoristas de ônibus em JP

Greve teve início na segunda-feira (27), com a frota de ônibus praticamente parada

A Justiça do Trabalho está conduzindo, nesta quarta-feira (29), uma audiência de instrução para debater o fim da greve dos motoristas de transporte coletivo em João Pessoa, que chega ao seu terceiro dia.

O impasse entre trabalhadores e empresas do setor já foi alvo de uma audiência de conciliação realizada na última segunda-feira (27) no Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13), mas o encontro não resultou em acordo.

A greve teve início na segunda-feira (27), com a frota de ônibus praticamente parada. Na terça-feira (28), a circulação foi parcialmente retomada, com pouco mais da metade da frota operando, em cumprimento a uma decisão judicial que determinou a circulação de 60% dos ônibus durante a greve.

Os motoristas reivindicam melhorias salariais e melhores condições de trabalho, enquanto as empresas alegam dificuldades financeiras para atender às demandas da categoria.

Pontos de divergência:

  • Reajuste salarial: Enquanto as empresas oferecem 5% de reajuste sobre salário, vale-alimentação e comissão, os motoristas reivindicam 6%.
  • Vale-alimentação: O Simtro/PB pede um vale-alimentação de R$ 600,00, enquanto a proposta das empresas mantém o valor atual.
  • Comissão “batedor”: Os motoristas solicitam uma comissão de R$ 150,00 para aqueles que também atuam como cobradores.