Justiça da Espanha concede liberdade provisória a Daniel Alves sob fiança

Atleta, que se manifestou em audiência de forma remota, assegurou que "não fugiria [da Espanha]" enquanto o processo estiver em curso

Julgamento de Daniel Alves — Foto: Jordi BORRAS / POOL / AFP

A Justiça da Espanha concedeu liberdade provisória ao jogador brasileiro de futebol, Daniel Alves, que foi condenado por estupro em Barcelona. Para obter a liberdade, o ex-jogador da Seleção Brasileira terá que pagar uma fiança de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões).

Se efetuar o pagamento, Daniel Alves deverá também entregar seus passaportes brasileiro e espanhol às autoridades, cumprir com a obrigação de comparecer aos tribunais semanalmente e manter uma distância mínima de 1 km da vítima.

Durante uma audiência na terça-feira (19), a defesa do lateral-direito solicitou sua liberdade provisória e propôs o pagamento de uma fiança de 50 mil euros (cerca de R$ 273 mil). O atleta, que se manifestou de forma remota, assegurou que “não fugiria [da Espanha]” enquanto o processo estiver em curso.

Daniel Alves foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão em fevereiro. O Ministério Público apelou da decisão, buscando uma condenação de nove anos pelo estupro ocorrido numa boate em Barcelona em dezembro de 2022.

A defesa da vítima e a Promotoria sustentam que há risco de fuga e solicitaram que Daniel Alves permaneça preso durante o cumprimento da pena.