Juiz determina busca e apreensão na casa de vereador por suspeita de crime eleitoral, na PB

Foto: Reprodução

O juiz Phillipe Guimarães Padilha, da 20ª Zona Eleitoral de Araruna, no Brejo paraibano, determinou na tarde deste domingo (06) uma operação de busca e apreensão na residência do vereador e candidato à reeleição pelo partido Solidariedade, José Francisco Teixeira, conhecido como Zé de Dida, em Tacima.

A decisão judicial foi baseada em uma representação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que relatou uma movimentação atípica de eleitores na residência do candidato, incluindo pessoas saindo apressadamente carregando maletas, o que levantou suspeitas de possíveis crimes eleitorais, principalmente de compra de votos, crime previsto no art. 299 do Código Eleitoral.

A denúncia foi reforçada por vídeos e depoimentos de testemunhas, que indicaram a prática ilícita. “As razões que fundamentam a expedição do mandado de busca e apreensão estão adequadamente demonstradas pela representação do MPE”, escreveu o juiz Padilha em sua decisão. Ele destacou que as imagens e testemunhos apontam para uma “intensa movimentação de eleitores no local, além de informações sobre a saída apressada de uma pessoa portando uma mala”, o que reforça os indícios de corrupção eleitoral.

O juiz determinou que a operação seja conduzida por agentes da Polícia Federal ou Polícia Militar, com o objetivo de apreender dinheiro, materiais de propaganda irregular, recibos ou qualquer outro elemento que possa comprovar a prática de crimes eleitorais. A apreensão desses materiais poderá ser crucial para a responsabilização criminal de Zé de Dida e a continuidade do processo judicial.