João Pessoa é a Capital do Nordeste com maior indicador de crescimento relativo na geração de emprego, com um avanço de 5,37%. É o que apontou o último dado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no final de setembro deste ano. A cidade perdeu apenas para Macapá-AP (9,07%), Boa Vista-RR e Manaus-AM, ambas com índice de 5,71%.
De acordo com o Caged, João Pessoa teve um saldo de 1.660 novas vagas formais no mês de agosto, maior saldo do ano, registrando um saldo positivo pelo oitavo mês consecutivo. O setor de serviços foi o que mais empregou, com um saldo positivo de 1.189. A construção civil aparece em segundo lugar com 259 empregos gerados, seguido por comércio (114), agropecuária (87) e indústria (11).
Em 2024, foram criados 10.676 novos empregos nos primeiros meses do ano. As áreas que mais se destacam na geração de oportunidades são os setores de serviços, construção e comércio.
Diante desse cenário, as empresas de consultoria vêm cada vez mais alcançando espaço e conquistando novas corporações com suas contribuições na captação e retenção de talentos como forma estratégica, fidelizando clientes internos e externos.
De acordo com as pesquisas do estudo realizado por Azevedo et al. (1998), um dos principais fatores que pode dificultar a contratação de profissionais está relacionada ao novo perfil, onde o excesso de exigências na qualificação, graduação e expertise para ocupação de cargos operacionais e ou estratégicos ultrapassam a necessidade real exigida pelo cargo proposto. Exigindo assim que a empresa ofereça pacotes de benefícios que justifiquem os requisitos propostos para a vaga.
As empresas de consultoria que se propõem a realizar a captação de novos talentos precisam estar alinhadas com as necessidades reais inerentes a cada organização, respeitando valores, missão e visão corporativa. O sucesso está em aplicar técnicas, dinâmicas e instrumentos que possam corroborar com o perfil do cargo proposto. Sendo assim, torna-se viável aplicar de forma estratégica um processo de recrutamento e seleção assertivo. A Carneiro & Ramalho vem se destacando cada vez mais nesse universo corporativo em função da metodologia adotada e excelência em seus processos. Não basta captar, é preciso saber reter talentos.
As vantagens de poder investir em uma Consultoria Organizacional são infinitas, podemos destacar:
● Análise sistêmica realizada por profissionais credenciados;
● Otimização de tempo x soft skills;
● Especificidade na seletividade;
● Impacto direto na taxa de turnover;
● Atração e retenção de talentos;
● Redução de custos;
● Redução de problemas trabalhistas;
● Foco na gestão estratégica;
● Instrumentos avaliativos técnicos e comportamentos;
● Feedback – presentes em todas as esferas do processo;
● Expertise em processos híbridos (remotos e presencial).