JP é considerada a capital com maior percentual de áreas verdes urbanas do Norte/Nordeste

Reconhecida como uma das cidades mais verdes do País, João Pessoa foi considerada a capital com maior percentual de áreas verdes urbanas do Norte/Nordeste. O anúncio foi feito nesse domingo (24) durante a entrega do prêmio do Arbor & Urbe, concedido ao prefeito Luciano Cartaxo no Congresso Brasileiro e Ibero-Americano de Arborização Urbana, o maior sobre o tema no continente, que acontece Município. A premiação levou em consideração ações como o programa “João Pessoa, Cidade Jardim”, as mais de 200 mil mudas plantadas nos últimos sete anos, além da área de cobertura vegetal da cidade de 30,67%.

“Em João Pessoa, o futuro já começou. Planejamos a cidade para os próximos 20 anos, tendo a dimensão social, econômica e ambiental da sustentabilidade como princípios. Só alçamos a marca da capital com a maior qualidade de vida do Nordeste porque fomos também a cidade que mais investiu em arborização urbana na região. Fizemos isso com atenção especial a cada nova avenida implantada ou área de lazer construída e revitalizada, transformando áreas degradadas em espaços urbanos mais verdes. Ainda temos muitos caminhos a percorrer, com muitos motivos para seguir em frente”, disse o prefeito Luciano Cartaxo ao receber a premiação.

A capital paraibana foi também reconhecida por potencializar a convivência dos moradores com novas áreas verdes. “A arborização assumiu protagonismo no maior programa de parques e praças da história da Capital, que já chegou a 54 áreas da cidade. A Praça da Independência, o Parque da Lagoa e o novo parque da Bica são exemplos de espaços que receberam novo projeto paisagístico, com a inclusão de novas espécies de árvores e arbustos da mata nativa. É um novo conceito de cidade, mais sustentável, como um grande jardim aberto à população”, mencionou o diretor do departamento de paisagismo de João Pessoa, Sérgio Chaves.

Programação

Os eventos se estendem até o dia 27 com uma vasta programação no Hotel Tambaú, sendo realizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), International Society of Arboriculture (ISA), em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e com apoio do Crea-PB. A programação inclui palestrantes internacionais, visitas técnicas, mini-cursos, mesas redondas, conferências, painéis, exposição de produtos e o X Campeonato Brasileiro e o II Ibero-Americano de escalada em árvores.

Comente