Padrão de qualidade? Levantamento revela que JP é 3ª pior capital para se conseguir vaga em creche

Em enquete publicada pelo portal Trocando Fraldas, para compreender como as mulheres conciliam a vida profissional e o cuidado com os filhos, foi mostrado que o problema para se conseguir vagas em creche no país ainda existe. Apesar de ter como um dos grandes slogans da gestão o “novo padrão de qualidade” nas creches de João Pessoa, a pesquisa revelou que a cidade é a 3ª pior para as mães obterem vagas.

Ficaram atrás da capital paraibana na estatística negativa apenas Brasília e Palmas. Na mão inversa, Salvador, Teresina e Fortaleza foram as capitais em que o grau de dificuldades se apresentou menor para as mães.

No ranking, João Pessoa ficou com 4,07% da porcentagem total no quesito de dificuldades para se conseguir vagas em creches.

Segundo a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PV) entregou, desde o início da gestão, em 2013, 60 creches com “novo padrão de qualidade”.

Saiba mais

Participaram da pesquisa, 10 mil mulheres de todo o país e dentre os principais resultados estão o de 3 em 7 mães que deixam o filho aos cuidados das avós ou de outros parentes próximos e 1 em cada 4 mulheres que precisam encontrar uma maneira não tradicional para cuidar da criança enquanto trabalha.

Apenas 18% das mulheres afirmaram encontrar vaga em creche com facilidade e 28% avaliaram como muito difícil essa busca. Esses dados foram obtidos de mulheres de todas as idades.

Nas regiões Centro-Oeste e Sul, as mulheres encontraram maior grau de dificuldade, e no Nordeste, menos.

No Distrito Federal, Goiás e Paraná, a falta de creches é mais notória para as mães. Já em Alagoas, Bahia e Ceará, conseguir uma vaga é mais fácil.