Jornalista lança série histórica sobre o futebol paraibano no YouTube

Série terá um episódio por mês e vai passar pela gênese dos clubes mais tradicionais e pelos times extintos, até às histórias mais recentes

São muitos os fatos históricos e curiosos do futebol paraibano, que o torcedor do estado conhece. A vitória do Botafogo-PB em cima do Flamengo de Zico em pleno Maracanã, a grande campanha do Treze na Copa do Brasil, o hexa do Campinense. Mas nem só de vitórias se faz a história. Nem só de glórias. Dificuldades, contradições e lutas inglórias para popularizar o esporte, atualmente, mais amado do mundo passaram pelas mãos, pés e corações de muitas figuras que, hoje, são pouco conhecidas.

Em busca de colocar luz sobre esses fragmentos históricos que construíram o futebol da Paraíba e que até agora são pouco conhecidos, o jornalista Pedro Alves lança em seu canal no YouTube uma série de episódios para o torcedor conhecer mais sobre o futebol paraibano.

– Eu sempre gostei de estudar sobre o nosso futebol. Até porque trabalho com isso no Jornalismo e porque acho importante a gente conhecer a nossa realidade e a nossa história. Hoje vemos um futebol que cresce, aos poucos, mas que tem uma tradição longínqua, dos primórdios do futebol no país. Não à toa temos pelo menos três grandes torcidas, de lotar estádio. Três times de massa, como são Botafogo-PB, Campinense e Treze. Isso não é à toa. Vem de uma história bela, construída a várias mãos e que precisa ser mais contada – comentou o jornalista.

A série terá um episódio por mês e vai passar pela gênese dos clubes mais tradicionais, pelos times extintos, mas que tiveram grande importância para o futebol local, até às histórias mais recentes, mas até então pouco conhecidas pelo público em geral. Um dos objetivos de Pedro é também é valorizar os trabalhos acadêmicos, literários e de cunho histórico das pessoas que já produziram sobre o futebol paraibano. Além disso, a ideia é pautar a imprensa esportiva paraibana a produzir mais coisas sobre o passado.

– Eu acho importante a gente valorizar o passado de uma maneira geral. Só assim a gente compreende melhor o presente, percebe o que há de bom na tradição e o que há de dispensável, que precisa ser discutido. E eu acho necessário exaltar quem já está no caminho que sigo, de estudar e compreender nosso futebol, há mais tempo. Todo episódio será também uma homenagem às pessoas que já escreveram sobre o futebol paraibano. E darei uma pitada de bom humor nas produções, uma característica minha de vida – explica.

A série vai ser iniciada neste domingo, quando o jornalista vai publicar o primeiro episódio: Botafogo-PB na Europa. Ele vai contar um pouco dessa saga, que foi cheia de confusões, do time de João Pessoa, que jogou nos gramados europeus em 1984 em busca de dólares, para sair de uma realidade precária, que quase sempre foi regra no nosso estado, sempre esquecido pelo Brasil oficial.

Pedro Alves tem 28 anos, é jornalista formado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua na imprensa esportiva desde 2011. Tem passagens, como repórter, por Jornal A União, Portal Correio e GloboEsporte.com, onde atualmente trabalha. Foi um dos fundadores do portal Voz da Torcida, onde já atuou, e criou também, ao lado de amigos, o Podcast Minutos Finais, onde é comentarista.