Jornais estrangeiros destacam relação de protestos com ameaças à Justiça

Jornais de outros países publicaram textos em que explicaram o contexto em que acontecem as manifestações a favor do governo de Jair Bolsonaro.

‘New York Times’, dos Estados Unidos

O “New York Times” publicou uma reportagem com o título “Protestos a favor de Bolsonaro podem ser um prelúdio a um golpe, dizem críticos”.

Imagem de texto do'New York Times' sobre manifestações a favor de Bolsonaro — Foto: Reprodução/NYTimes

Imagem de texto do ‘New York Times’ sobre manifestações a favor de Bolsonaro — Foto: Reprodução/NYTimes

O texto afirma que o presidente brasileiro tem enfrentado uma queda nas taxas de aprovação, uma economia que cambaleia e investigações judiciais e, nesse contexto, convocou as manifestações desta terça-feira.

“Nos últimos dias, o presidente descreveu o momento como o ponto de ‘ou vai ou morre’ de seu movimento político, pedindo para que a considerável minoria de eleitores que o apoia vá às ruas”, publicou o jornal.

‘La Nación’ e ‘Clarín’, da Argentina

O jornal argentino “La Nación” também publicou uma reportagem sobre os protestos desta terça-feira no Brasil.

Imagem do jornal'La Nación' sobre as manifestações pró-Bolsonaro, em 7 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/La Nación

Imagem do jornal ‘La Nación’ sobre as manifestações pró-Bolsonaro, em 7 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/La Nación

“Minutos depois de participar de uma cerimônia com ministros e legisladores no Palácio da Alvorada em que a bandeira brasileira foi içada, o presidente Jair Bolsonaro deu uma forte declaração sobre o Supremo Tribunal Federal”, publicou o jornal argentino. Eles, então, reproduziram uma mensagem de Bolsonaro que dizia que “Ou o chefe desse poder enquadra o seu, ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”, disse, em alusão à suprema corte.

Reprodução da reportagem do'Clarín' sobre manifestações a favor de Jair Bolsonaro no Brasil — Foto: Reprodução/Clarín

Reprodução da reportagem do ‘Clarín’ sobre manifestações a favor de Jair Bolsonaro no Brasil — Foto: Reprodução/Clarín

O “Clarín” também destacou as falas de Bolsonaro conta a Justiça. “Nas últimas semanas, Bolsonaro intensificou as críticas contra os juízes Alexandre de Moraes e Roberto Barroso, ambos do Supremo Tribunal Federal, e repetiu a expressão de que não vai transgredir as ‘quatro linhas’ da Constituição”, diz o jornal.

‘The Guardian’, do Reino Unido

Reprodução do'The Guardian', que publicou um texto sobre as manifestações do dia 7 de setembro — Foto: Reprodução/The Guardian

Reprodução do ‘The Guardian’, que publicou um texto sobre as manifestações do dia 7 de setembro — Foto: Reprodução/The Guardian

O “The Guardian” abriu o texto com os desentendimentos entre a polícia e apoiadores de Bolsonaro logo cedo em Brasília. O texto cita imagens de vídeo em que policiais jogam spray de pimenta nos manifestantes.

“Muitos cidadãos temem que haja violência quando os apoiadores de Bolsonaro forem às ruas para exaltar o líder, cujas taxas de aprovação caíram como resultado de escândalos de corrupção que envolvem seus aliados e familiares e a forma como ele gerenciou a pandemia de Covid-19, que matou mais de 580 mil pessoas [no Brasil]”, diz o texto.

Do G1.