Jornada 6×1: apenas um deputado federal paraibano aderiu à proposta da PEC

Projeto da deputada Erika Hilton (Psol-SP) busca eliminar essa prática, que ela classifica como uma ameaça à dignidade e qualidade de vida dos trabalhadores

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) é o único parlamentar da Paraíba, até o momento, a apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca abolir a jornada de trabalho 6×1, regime em que trabalhadores atuam seis dias consecutivos e descansam apenas um.

A proposta, apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), visa eliminar essa prática, classificada por Hilton como uma ameaça à dignidade e à qualidade de vida dos trabalhadores. Segundo a parlamentar, a jornada 6×1 “prende” os profissionais, retirando-lhes o direito ao lazer, à convivência familiar e até à busca por novas oportunidades de trabalho.

Divulgada em 1º de maio, a PEC tem ganhado popularidade nas redes sociais, o que gerou um forte movimento de apoio público. Até o último sábado (9), 79 deputados já haviam assinado a proposta, embora sejam necessárias 171 assinaturas para que ela comece a tramitar oficialmente. Um abaixo-assinado com mais de 1,3 milhão de assinaturas reforça a mobilização social a favor da causa.

Com o apoio crescente de movimentos sociais e sindicatos, a proposta enfrentará novas etapas no Congresso. Se for aprovada, ela precisará passar por dois turnos de votação, exigindo 308 votos favoráveis para ser incorporada à Constituição.